Poeta itapetinense Donzílio Luiz lança dois novos cordéis intitulados “Engenho São Miguel” e “Cartilha do Acordo Ortográfico em Cordel”

0
14
Donzílio reside em Brasília desde 1969. Foto: Correio Braziliense

O poeta itapetinense radicado em Brasília-DF acaba de apresentar aos amantes da poesia dois novos livros de cordel intitulados “Engenho São Miguel” e “Cartilha do Acordo Ortográfico em Cordel”.

O cordel “Engenho São Miguel” de oito páginas relata sobre a história de um engenho de rapadura localizado no Sítio Bonita na zona rural de Itapetim. O engenho, ainda em atividade, pertence a Miguel Carneiro dos Santos, conhecido por Benzinho de Constantino.

Já o livro “Cartilha do Acordo Ortográfico em Cordel” composto de 16 páginas explica em forma de poema as mudanças ocorridas na Língua Portuguesa com o último acordo ortográfico que começou a ser usado no Brasil de forma não obrigatória em 2009 e passou a valer obrigatoriamente no país a partir de 2016.

 

Um pouco sobre o autor

Donzílio Luiz de Oliveira nasceu no Sítio Gameleira – zona rural de Itapetim-PE em 05 de agosto de 1933. Em 1969 deixou o Sertão pernambucano para tentar a vida em Brasília-DF onde mora até hoje. Donzílio é poeta repentista, declamador, charadista e escritor com 11 livros publicados, 50 cordéis e quatro CD’s de cantoria e declamação. Todos os anos, ele deixa a capital federal para visitar familiares e amigos na sua terra natal.

 

Por Repórter do Sertão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here