Início do período chuvoso está causando desconfiança para agricultores de Itapetim

0
37
Foto: Arquivo Repórter do Sertão

O início do período chuvoso na região está causando desconfiança para agricultores de Itapetim, no Sertão do Pajeú. Na última quinta-feira (11), uma chuvinha caiu no município chegando a 30 mm em algumas comunidades rurais. Outras localidades continuam secas, a exemplo da região do Distrito de São Vicente onde ainda não choveu em 2018.

De lá pra cá o tempo levantou e um vento forte apareceu, o que não é um sinal muito positivo para um bom período chuvoso na região que sofre com a seca há mais de seis anos. Na opinião de alguns trabalhadores rurais é muito cedo para desanimar, mas para outros esses fatores climáticos, como fraca preparação e muita ventania não são favoráveis à chegada da chuva.

Uma previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) divulgada em dezembro de 2017, indica que as chuvas devem ficar abaixo da média no semiárido pernambucano nos quatro primeiros meses de 2018.

Na verdade, “o sertanejo é antes de tudo um forte”, como dizia Euclides da Cunha. O dito popular, “a esperança é a última que morre”, também combina muito com os sertanejos que, mesmo desconfiados das ações atuais do clima, continuam na torcida para que a chuva chegue de uma vez alegrando a população e trazendo fartura ao sertão.

 

Por Repórter do Sertão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here