Itapetim ocupa a 5ª posição no ranking de chuvas no Pajeú

0
107
Rio Pajeú em Itapetim. Foto: João Paulo Pereira/reporterdosertao.com

Com as chuvas em volumes significativos que atingem o Pajeú pernambucano, coloca o município de Itapetim na 5ª posição no ranking de precipitações na região em 2018. O Ventre imortal da poesia registrou 27 milímetros na manhã desta sexta-feira (13). Com esse resultado, a Terra de Rogaciano Leite acumula de janeiro até o momento 639 milímetros, perdendo apenas para as cidades de Carnaíba que lidera o ranking com 850.5 mm, Afogados da Ingazeira com 769.4 mm, Ingazeira com 738.4 mm e Triunfo que choveu até agora 640.9 mm. Os outros municípios pajeuzeiros ainda não chegaram aos 600 milímetros anual. Os dados foram obtidos no site oficial do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Com o acumulado, os itapetinenses já têm motivos de sobra para comemorar a chuvarada. A barragem da Boa Vista, principal reservatório que abastece a cidade, com capacidade máxima de 1.632.187 metros cúbicos está com 14,5% do seu volume total. As barragens de Caramucuqui e Mãe D’água estão com 38% e 10% respectivamente, segundo informações repassadas ao blog pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).  Os percentuais da Compesa são referentes ao dia de ontem (13/04). Em relação ao manancial da Boa Vista, o volume deve ter aumentado de ontem para hoje, já que o reservatório continua recebendo água. Veja fotos do rio que deságuam na Boa Vista, registradas pelo blog na tarde desta sexta-feira.

Na zona rural do município, apesar dos danos nas estradas dificultando o tráfego de veículos, a chuva tem trazido alegria e esperança ao homem do campo. Açudes transbordam e as lavouras de milho e feijão dão sinal de uma das maiores colheitas dos últimos anos, como mostram as imagens abaixo registradas pelo Repórter do Sertão, na tarde desta sexta-feira (13) e manhã deste sábado (14).

Por Repórter do Sertão

Fotos: João Paulo Pereira/Repórter do Sertão

(O conteúdo acima é uma produção exclusiva do reporterdosertao.com. Fica autorizada a sua reprodução, desde que seja citada a fonte)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here