Leonardo Bastião, “o poeta analfabeto do Sertão do Pajeú”, terá livro lançado nesta quinta-feira em Itapetim

0
921
Livro do poeta Leonardo Bastião será lançado nesta quinta-feira (15). Foto: Wennys Cavalcante

Nesta quinta-feira (15), será lançado em Itapetim, no Sertão do Pajeú, o livro “Minha Herança de Matuto” de Leonardo Bastião. A obra de 102 páginas traz uma coleção de poesias do poeta itapetinense de 74 anos que nunca aprendeu a ler nem escrever. Os versos editados no livro foram transcritos de vídeos gravados por Bernardo Ferreira. Bernardo, também conhecido como “Doido do Bisaco”, é um dos principais divulgadores da cultura local, inclusive foi através de vídeos publicados em seu canal no You Tube e nas redes sociais, que Leonardo Bastião saiu do anonimato e passou a ser visto e elogiado por internautas de todo Brasil e até de fora do país. “Leonardo é um gênio!”, escreveu Bráulio Bessa em um comentário no Facebook. Bráulio é um grande poeta cearense da literatura de cordel, que atualmente tem um quadro chamado “Poesia com Rapadura” no Programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo.

Analfabeto na leitura e na escrita e dono de uma capacidade incalculável na arte de fazer poesia, Bastião foi um dos personagens de uma série de reportagens intitulada “Poetas Analfabetos do Sertão do Pajeú” publicada no Jornal do Commercio, que rendeu o Prêmio de Jornalismo Literário Cristina Tavares ao jornalista itapetinense Jefferson Sousa.

O livro foi produzido por um grupo de amigos de Leonardo e patrocinado pelo proprietário dos Armazéns Paraíba, João Claudino Fernandes.

O autor

Leonardo Pereira Alves nasceu em 13 de março de 1944 no Sítio Goiana – zona rural de Itapetim-PE às margens do Rio Pajeú, onde reside até hoje. Filho do poeta Luiz Pereira Filho e de Maria Tereza de Jesus, Leonardo Bastião é casado com Alcina Guedes de Siqueira com quem teve três filhos: José, Selma e Ivani. Foi aos 10 anos de idade que Leonardo começou a fazer as primeiras rimas dentro do roçado juntamente com seu pai. Analfabeto de escola, pode-se afirmar que Leonardo é doutor em ciências da inspiração.

Programação de Lançamento

-Às 19h haverá declamação com poetas locais

-Às 20h acontece o lançamento do livro “Minha Herança de Matuto” de Leonardo Bastião

-Às 21h terá cantoria com os poetas Rogério Menezes e Hipólito Moura

O evento acontecerá no Mercado Público da cidade e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itapetim, da Secretaria de Cultura do município, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Associação Cultural dos Artistas de Itapetim (Associart).

Foto: Wennys Cavalcante

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here