É de Itapetim o vencedor do Campeonato Paraibano de Ciclismo; leia reportagem com o ciclista Cassio José

0
282
Ciclista Cassio José durante a 3ª etapa do campeonato no município de Soledade-PB. Foto: Cortesia

Itapetim, localizada em pleno Sertão do Pajeú pernambucano, guarda em meio às pedras soltas uma rica cultura voltada para a arte de fazer versos, sendo assim reconhecida como “Ventre imortal da poesia”. Chão de Rogaciano Leite e de tantos outros poetas, a cidade com pouco mais de 13 mil habitantes se transformou na terra do primeiro campeão de ciclismo de sua história em uma competição estadual.

Cassio José Sousa Barbosa, biólogo, professor, ciclista e orgulhosamente filho de Itapetim, sagrou-se campeão do Campeonato Paraibano de moutain bike na categoria Elite 2018. Com 266 pontos somados em toda competição, Cassio conquistou o título antecipadamente na penúltima etapa realizada em Campina Grande-PB. Foram oito etapas e na prova final que ocorreu no dia 25 de novembro na cidade de Soledade, no Curimataú paraibano, o jovem ciclista itapetinense, de 32 anos, participou apenas cumprindo tabela, mas o troféu de primeiro lugar já estava garantido para a alegria do campeão e orgulho da sua terra natal. A data da premiação ainda será marcada pela Federação Paraibana de Ciclismo, órgão responsável pela promoção do campeonato.

Cassio iniciou suas atividades como ciclista em 2011 e de lá para cá, o amor pela bicicleta só aumentou, deixando de praticar o esporte apenas como lazer e passando a participar de competições importantes ao longo desses anos. (Leia biografia abaixo)

Biografia no ciclismo

Cassio José Sousa Barbosa, filho de Maria Madalena e Dalvino Barbosa, é Biólogo por formação e professor pelo estado de Pernambuco desde o ano de 2011, ano no qual também iniciou suas atividades com a bicicleta como esporte e lazer. Desde então, apaixonou-se pela “magrela” que lhe serviu inicialmente como uma ótima atividade física, mantendo a saúde e lhe proporcionando mais uma forma de contato com a natureza.

No fim do ano de 2012 foi convidado a participar da recém criada equipe de ciclismo Ducks Bike sediada na cidade de Patos-PB. Participa pela primeira vez de uma corrida em âmbito competitivo em 09 de dezembro de 2012, a “2ª maratona cabra da peste”, em que não obteve bom resultado, mas concluiu a prova na categoria “sub 30” na época. No ano seguinte (2013), correu todas as etapas do campeonato paraibano representando as cores da equipe patoense, obtendo 2ª colocação no ranking daquele ano pela categoria sub 30 e 6ª colocação pelo ranking geral. No mesmo período obteve ainda uma 11ª colocação no desafio internacional na cidade de Arapiraca-AL e uma 4ª Colocação no desafio nordeste na cidade de Viçosa-AL. Seguiu correndo pela equipe de Patos até o início de 2014, momento no qual se afastou das competições, porém seguiu firme pedalando por esses sertões na companhia de seus amigos.

No fim do ano passado decidiu voltar a competir, empolgado pelo desafio de ciclismo que iria ocorrer na região da serra de Teixeira com chegada no Tendó. Com apenas duas semanas de treino dedicado, conquista uma 5ª colocação na categoria “máster A”, sendo motivo suficiente para voltar de vez as competições.

Em conversa com o atual diretor de esportes da cidade de Itapetim, o Sr. Lucas Vasconcelos, firma, então, uma parceria junto ao governo municipal na pessoa do prefeito Adelmo Moura para, no ano de 2018, competir em todo o campeonato paraibano. De forma ousada, se filia a federação, desta vez, na categoria Elite (a principal categoria da modalidade). Nas etapas do campeonato paraibano de moutain bike, viajou por todo o estado ao longo do ano, do litoral ao sertão, inclusive com corridas em estados vizinhos. Na soma dos resultados obtidos em cada etapa chega ao fim da penúltima já com pontuação suficiente para ser campeão paraibano de moutain bike na categoria Elite 2018.

A última etapa que ocorreu no domingo (25/11) foi feita apenas para “cumprir tabela”, mas já chegava sendo contemplado como campeão desse ano. Agora é oficial, o campeonato está finalizado e Itapetim tem seu primeiro campeão estadual de moutain bike da história!

Homenagem

Na última segunda-feira (25), Cassio foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Itapetim, recebendo moção de aplauso pela conquista no Campeonato Paraibano de Ciclismo. A proposta que partiu da vereadora Edilene Lopes, foi aprovada e assinada por todos os parlamentares da Casa José Jordão Neto, como forma de reconhecimento ao ciclista pela vitória obtida na competição.

((Por Repórter do Sertão))

*As fotos e o texto da biografia foram cedidos gentilmente ao Repórter do Sertão pelo ciclista Cassio José

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here