Documentário “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” do jornalista itapetinense Jefferson Sousa é selecionado para festivais na Bósnia & Herzegovina, Rússia e Reino Unido

0
176
Set de gravação do filme "Leonardo Bastião, o poeta analfabeto" de Jefferson Sousa. Foto: Cortesia

Do Pajeú para o mundo. Esse é o caminho trilhado pelo documentário “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto”, do jornalista itapetinense Jefferson Sousa. Sendo o único filme brasileiro a integrar a Seleção Oficial do Viva Film Festival 2019, na Bósnia e Herzegovina, um dos maiores festivais de cinema do sudeste europeu, o documentário também compõe a seleção oficial do XXIII International Ecological Film Festival To Save And Preserve, da Rússia, e o Lift-Off Global Network UK, do Reino Unido.

Na Bósnia & Herzegovina, o Viva Film Festival 2019 será realizado entre os dias 18 e 22 de setembro deste ano na capital Sarajevo, com exibição também em outras dezessete cidades do país. O evento áudio visual contou com a inscrição de 1768 filmes inscritos de 107 países. O diretor do filme sertanejo, Jefferson Sousa, vai estar presente na exibição do documentário, onde concorrerá ao prêmio principal e participará de uma mesa de debates com outros diretores da Seleção Oficial. Serão debatidos assuntos sobre meio ambiente e cultura, que é o tema do festival. Confira a lista dos selecionados no site oficial do festival: http://vivaba.com/?p=8156, na categoria “Environment”).

Na Rússia, “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” estreia no dia 02 de junho em um cinema da cidade de Khanty-Mansiysk, concorrendo ao prêmio “Gagara” no XXIII International Ecological Film Festival To Save And Preserve.

Já no Reino Unido, o Lift-Off Global Network escolheu o documentário para a seleção oficial do First-Time Filmmaker Sessions, categoria que contempla “primeiros filmes” de cineastas pelo mundo. Lá o filme passa por avaliação de uma comissão interna do festival e já foi distribuído em OnDemand via Apple TV para todos os países daquela união política na última semana de março e a primeira semana de abril de 2019.

O resultado do festival será anunciado em setembro. Se sair vencedor na sua categoria, o filme será exibido fisicamente em novembro deste ano na Pinewood Studios – um dos maiores estúdios cinematográficos britânicos, situado em Iver Heath, Buckinghamshire. O estúdio é conhecido por ter sido locação de alguns filmes do Stanley Kubrick.

No Brasil o documentário está confirmado no 2º Fest Cine Pedra Azul, que ocorre no próximo dia 23 de maio, em Domingos Martins, no Espírito Santo, a partir das 9h, na “Mostra Competitiva Documentário”. O filme segue em processo de análise em diversos outros festivais e mostras dentro e fora do país.

Sinopse do filme

Na zona rural de Itapetim, município da microrregião do Sertão do Pajeú de Pernambuco, em uma casinha de taipa, vive Leonardo Bastião, um poeta que, mesmo sem saber ler ou escrever, construiu, através da sua poesia metrificada de improviso, um universo cultural avassalador. Após quase sete décadas no anonimato, vídeos de Leonardo declamando versos autorais alcançaram milhões de visualizações na internet e até geraram um livro transcrito por fãs. Em 2019, aos 74 anos, Leonardo reflete sobre a vida, a natureza e a saudade, enquanto estudiosos da cultura popular tentam explicar o fenômeno midiático e linguístico da sua vida e obra.

Ficha técnica:

Direção, Produção, Roteiro e Montagem: Jefferson Sousa

Co-produção: Bernardo Ferreira; José Robernito

Direção de Fotografia: José Robernito

Montagem, edição de áudio e efeitos especiais: Thiago Barros

Trilha Sonora Original: Vitor Ribeiro

Elenco: Leonardo Bastião; Bernardo Ferreira (produtor cultural); Marcos Nunes (Professor e coordenador do Departamento de Filosofia da UFPE); Saulo Passos (Escritor e pesquisador); Zé Adalberto (Poeta e escritor)

Duração: 21 minutos e 56 segundos

Contato do diretor

Celular: (81) 99681-9925

Email: ojeffersonmoraes@gmail.com/

Fotos abaixo:

Jefferson Sousa – Diretor do filme. Foto: Cortesia
Poeta Leonardo Bastião. Foto: Cortesia

 

Cartaz nacional de ‘Leonardo Bastião, o poeta analfabeto’, de Jefferson Sousa. Foto: Cortesia
Cartaz internacional do filme. Foto: Cortesia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here