Filme itapetinense “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” vence mais um festival internacional

0
423
Jefferson Sousa - diretor do filme. Foto: Arquivo pessoal

Por João Paulo Pereira – reporterdosertao.com

Depois de vencer o Indo-Global Film Festival 2019, tradicional festival internacional de cinema de Mumbai, na Índia, na categoria “Melhor Edição”, o filme “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” dirigido pelo jornalista itapetinense Jefferson Sousa venceu mais um festival internacional.

Dessa vez o documentário ganhou o prêmio de “Melhor Roteiro” no Viva Festival realizado na Bósnia & Herzegovina. A exibição aconteceu na última sexta-feira (20), sendo o único trabalho audiovisual brasileiro na competição cinematográfica.

O filme retrata Leonardo Bastião, de 74 anos, residente na zona rural de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano. Bastião não lê e nem escreve, mas tem um dom inexplicável para fazer poesias metrificadas e improvisadas, despertando a curiosidade de estudiosos da cultura popular.

Os versos de improviso de Leonardo ganharam milhares de visualizações nas redes sociais. Recentemente o poeta teve um livro publicado por amigos e admiradores.

O filme continua rodando o mundo com exibições em diversos países. No próximo sábado (28) será a vez de Itapetim, terra natal de Leonardo, ser agraciada com o documentário, que está levando a cultura do Pajeú para diferentes lugares do planeta. A estreia no Ventre imortal da poesia acontece às 19h na Praça João Arcanjo, dentro da programação da VII edição do Domingo Cultural.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here