TV Asa Branca produz reportagem com poetas analfabetos de Itapetim

0
416
Leonardo Bastião durante entrevista para a TV Asa Branca. Foto cedida por Bernardo Sousa

A TV Asa Branca de Caruaru, afiliada à Rede Globo, esteve em Itapetim neste sábado (09), produzindo reportagem com Leonardo Bastião e Pedro Tenório, dois poetas analfabetos do Ventre imortal da poesia. Os personagens não sabem lê nem escrever, mas têm o dom de fazer versos rimados e metrificados, despertando a curiosidade de estudiosos e admiradores da cultura popular.

Leonardo virou tema de um documentário do jornalista itapetinense Jefferson Sousa, exibido no Brasil e em diversos países, inclusive vencendo alguns festivais internacionais de cinema.

Tenório e Bastião foram protagonistas de uma série de reportagens intitulada de “Poetas analfabetos do Sertão do Pajeú”, também de Jefferson Sousa, publicada no Jornal do Commercio de Recife.

Os poetas começaram a ficar conhecidos graças ao trabalho de Bernardo Sousa, proprietário de um canal no Youtube denominado Bisaco do Doido. Amante da cultura local e regional, Bernardo grava vídeos dos poetas recitando versos e publica no canal, que já passou dos 41 mil inscritos e mais de 15 milhões de visualizações no total.

O Bisaco do Doido e a poesia de Itapetim, incluindo o filme “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto”, já foram destaque em reportagens da BBC News Brasil, Folha de São Paulo e outros veículos de comunicação.

Também participaram da matéria da TV Asa Branca, a dupla de repentistas Fernando Emídio e Lourival Batista. A data da exibição ainda não foi confirmada pela emissora.

Foto cedida ao Repórter do Sertão por Bernardo Sousa

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here