domingo , 25 fevereiro 2018
Home / Gerais / INSS vai conceder salário-maternidade automaticamente

INSS vai conceder salário-maternidade automaticamente

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Agência Brasil
Desde a última segunda-feira, 5, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inova nos processos de concessão do salário-maternidade. O INSS passa a integrar os dados com os cartórios, o que permitirá que os benefícios sejam dados às trabalhadoras sem que elas precisem ir aos postos para formalizar o pedido do benefício.
O novo modelo de agendamento do benefício vai permitir à segurada que estiver com os dados cadastrais todos corretos, entrar em contato com o instituto, por meio da internet ou telefone, para dar entrada no requerimento. Assim que as informações nas bases cadstrais do INSS estiverem corretas, o benefícios será concedido automaticamente, sem a necessidade de ir à agência. Se for preciso atualizar algum dado, o processo pode ser feito pelo site do INSS.
Francisco Lopes, presidente do INSS, disse em entrevista à Veja que a concessão deve ocorrer automaticamente em até 48 horas após o registro da criança em cartório. “Depois desse prazo, a mãe entra em contato pelo site ou pelo telefone 135 e verifica se o benefício foi processado”.
Desde setembro do ano passado, outro benefício está sendo disponibilizado automaticamente: a Aposentadoria por Idade de segurados urbanos. Com a inovação, não é mais preciso que o cidadão vá à uma agência do INSS para formalizar o pedido.

Veja Também

28168409_240494649827008_948792419090060809_n

Casa das Juventudes de Itapetim abre inscrições para cursos de computação

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Itapetim informa que já estão abertas as ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *