Jornalista itapetinense, Jefferson Sousa, vence 3º Prêmio de Jornalismo Literário Cristina Tavares em Recife

394

O 3º Prêmio de Jornalismo Literário realizado juntamente com a 24ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), teve como vencedor o jornalista itapetinense Jefferson William Moraes de Sousa. Ele venceu na categoria “Jornalismo Literário – Bacharéis/Estudantes de Jornalismo”, com a série “Poetas Analfabetos do Sertão do Pajeú”.

O trabalho premiado mostra a história de vida e obras de três grandes poetas de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano. O especial produzido em 2017 como Trabalho de Conclusão de Curso do jornalista e publicado no Jornal do Commercio onde Jefferson trabalhava como estagiário, dá destaque a Antônio Pereira falecido em 1982, Leonardo Bastião e Pedro Tenório, que sem saber ler e nem escrever, conseguiram e conseguem produzir um conteúdo poético de grande destaque dentro da cultura literária. (Leia as séries de reportagens clicando aqui)

A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta terça-feira (30), no auditório da OAB Pernambuco em Recife. O jornalista já havia sido finalista nas duas primeiras edições do prêmio.

“Esta foi a terceira vez que fui finalista do Prêmio de Jornalismo Literário, sendo que o prêmio existe há apenas três edições dentre as 24 edições do Cristina Tavares, ou seja, participei de todas as edições deste prêmio até ontem [terça-feira], quando fui vencedor pela primeira vez”, explica.

Jefferson falou ao Repórter do Sertão sobre a satisfação de poder divulgar a poesia popular do Sertão do Pajeú com as reportagens premiadas através de um jornal de grande circulação no estado, que é o Jornal do Commercio.

“A satisfação é de dever cumprido pelo que eu havia me proposto a cumprir. Conseguir encaixar três páginas completas, exclusivas e limpas com um tema de poesia popular do Pajeú já me deixou alegre, principalmente por ser em um jornal como o Jornal do Commercio, que diariamente distribui para mais de 50 mil assinantes e compradores avulsos. A sensação de que dezenas de milhares de pessoas estão me lendo é ótima, mas a gratificação é pelo tipo de informação que eu estou levando para tanta gente: a minha cultura nativa e minhas admirações”, diz.

Ainda falando ao Repórter, ele fez questão de agradecer aos poetas e a todas as pessoas que contribuíram para essa conquista, principalmente o pai e a mãe.

Jefferson é filho do conselheiro tutelar Bernardo Sousa e de Janete Salvador. Há um mês ele perdeu a mãe que não resistiu a um câncer no fígado e faleceu em um hospital do Recife. O pai de Jefferson é editor do blog Itapetim.net e um dos maiores divulgadores da cultura poética local e regional através de vídeos gravados e publicados no YouTube.

Jefferson em entrevista com o cantor Nando Reis para o Jornal do Commercio. Foto: Redes Sociais

Por Repórter do Sertão

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here