Morte de Dona Lia: FETAPE emite nota

248

A Federação dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) emitiu uma nota na manhã deste sábado (17), pelo falecimento da itapetinense Dona Lia, primeira mulher a presidir um sindicato rural no Estado de Pernambuco. Dona Lia tinha 81 anos e morreu na noite desta sexta-feira. Veja a nota abaixo:

Luto no Movimento Sindical Rural

Faleceu, no final do dia de ontem, em Itapetim, no Sertão do Pajeú, aos 81 anos, MARIA FERREIRA DE LIMA SOUSA (DONA LIA), a primeira mulher a assumir a presidência de um Sindicato de Trabalhadores/as Rurais (STR) em Pernambuco. A sua morte foi causada por insuficiência cardíaca. A FETAPE se solidariza com os familiares de Dona Lia e também com toda a Diretoria do Sindicato, nesse momento de dor e tristeza, e deseja que Deus possa confortá-los. Dona Lia faz parte da história de luta e conquistas do Movimento Sindical Rural (MSTTR), especialmente no que diz respeito às mulheres. Além de assumir a presidência do Sindicato, ela foi escolhida pelo estado para apresentar, no 4º Congresso da Contag, em 1985, um documento que defendia uma série proposições para que fosse assegurada uma maior participação das mulheres no Movimento. Depois de uma importante exposição feita por ela, o documento foi aprovado e as mulheres trabalhadoras rurais de todo o país ampliaram a sua participação nos Sindicatos, e começaram a ter suas reivindicações específicas trabalhadas pelo conjunto do MSTTR. Um passo fundamental para que outras conquistas fossem ocorrendo ao longo dos anos.

DESPEDIDA – O velório de Dona Lia está ocorrendo na residência da família, no centro de Itapetim. Antes do sepultamento, que será às 17h, no cemitério do município, o seu corpo será levado à sede do STR.

Dona Lia, presente!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here