Filme “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” vence quatro prêmios em festival de cinema no Piauí

0
153
Diretor do filme, Jéfferson Sousa recebendo a premiação. Foto: Divulgação

Por: Repórter do Sertão

Depois das premiações internacionais, o filme itapetinense “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” do jornalista Jefferson Sousa, continua vencendo festivais de cinema pelo Brasil afora. Dessa vez, o documentário ganhou quatro das seis categorias da Mostra FILMES DE CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO, no 14º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado de 26 a 30 de novembro na cidade de Floriano, no Piauí.

O curta faturou o Troféu Cactos de Ouro 2019 nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Diretor (Jefferson Sousa) e Melhor Fotografia (José Robernito).

As principais Mostras dentro da programação foram as Competitivas de Curta-metragem Ficção, Curta-metragem Animação, Curta-metragem Documentário e Longa-metragem.

Ao todo, o festival contou com a exibição de 36 filmes produzidos nos estados do Paraná, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Pará, Goiás, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

O filme produzido no “Ventre imortal da poesia” retrata Leonardo Bastião, de 74 anos, residente na zona rural de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano. Bastião não lê e nem escreve, mas tem um dom inexplicável para fazer poesias metrificadas e improvisadas, despertando a curiosidade de estudiosos da cultura popular.

Bernardo Ferreira, pai de Jefferson e proprietário do canal “Bisaco do doido”, foi o primeiro a gravar as poesias de Leonardo e publicar no YouTube e redes sociais, levando o poeta a ficar conhecido em todo Brasil.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Vencedores do festival em diversas categorias. Foto: Divulgação
Vencedores do festival em diversas categorias. Foto: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here