Dezembro, janeiro e fevereiro terão chuvas dentro da média em Pernambuco, diz Apac

0
83
Foto: João Paulo Pereira - Repórter do Sertão/Arquivo

Foi realizada na última sexta-feira (29) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a reunião climática para previsão sazonal para o período de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro/2020 baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o  trimestre.

A previsão para o período é que as chuvas deverão ocorrer dentro da normalidade nas regiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Neste trimestre, a ocorrência de chuva tem grande variabilidade temporal e, principalmente, espacial devido os sistemas indutores de chuva que são transientes (atuam em período de tempo curto e/ou alguns dias) podendo inibir ou favorecer a ocorrência de chuva.

Assim, alguns municípios ainda poderão ficar com chuva abaixo da climatologia. E no trimestre dezembro, janeiro e fevereiro, já é período de verão no Hemisfério Sul, e a temperatura máxima média climatológica é em torno de 34 °C na região do Sertão e 32 °C no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, no entanto, a previsão é que seja acima desses valores.

Fonte: Apac

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here