Jovem itapetinense, de apenas 22 anos, fabrica protetores faciais usados por profissionais de saúde na prevenção ao Coronavírus

3174
Vinícius fabrica os protetores em casa com auxílio de uma impressora 3D. Foto: Arquivo Pessoal

Por Repórter do Sertão

Vinícius Nunes de Queiroz, 22 anos, estudante de Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus Patos) é natural de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano. O jovem, filho do professor Cícero Aldo, usa o conhecimento adquirido na faculdade para levar proteção a profissionais de saúde da sua cidade natal, através da produção de protetores faciais usados na prevenção ao novo coronavírus.

“Começamos a trabalhar com um projeto de extensão na faculdade, que visava a utilização de impressoras 3D para produção de projetos e experimentos para as escolas públicas da Paraíba. Como responsável meu professor Dr. Rodrigo Fonseca, o diretor do campus Ms. Adriano Homero e Professor Jonas de Souza”, explica o jovem.

Há um mês eles receberam a proposta de trabalhar junto com o Nutes de Campina Grande produzindo protetores faciais para os médicos e enfermeiros da Paraíba.

Atualmente o estudante está trabalhando na produção de 400 protetores para a Prefeitura de Itapetim, que serão utilizados pelos profissionais de saúde durante a pandemia. O equipamento é usado por cima da máscara para dar maior proteção ao profissional no atendimento a pacientes infectados pelo vírus.

Vinícius trabalha em casa com o auxílio de uma impressora 3D, montada por ele e pelo professor Egipciense Jonas de Souza. Jonas é técnico de Laboratório da UEPB e sabe como criar e montar as impressoras, além de ter ensinado a fazer os desenhos.

Os protetores produzidos pelo jovem talento do Ventre imortal da poesia custam apenas R$ 20,00. Além das encomendas, ele também atende a região.

O tipo de protetor foi desenvolvido pelo engenheiro Rodolfo Castelo Branco e Yasmine Martins, coordenadora do Laboratório de Tecnologia 3D (LT3D), do Núcleo de Tecnologias e Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB.

Fotos: Arquivo pessoal

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here