Temporal com granizo atinge cidade de Custódia, no Sertão de Pernambuco

99
Custódia - Foto: Cortesia

Por Portal Folha de Pernambuco

Um temporal que causou chuva torrencial com granizo surpreendeu a cidade de Custódia, no Sertão de Pernambuco. Por volta das 16h dessa segunda-feira, os ventos chegaram a assustar moradores, que ficaram sem energia. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a ocorrência de precipitação de granizo é rara, mas, praticamente nos últimos anos, há pelo menos uma notícia desse tipo de precipitação em alguma localidade do Sertão ou do Agreste.

A Apac ainda informou que, nesta época do ano, as temperaturas estão elevadas no Sertão, e um aumento significativo de umidade favorece ocorrências de movimentos verticais fortes, provocando o surgimento de nuvens do tipo cumulonimbus. “Este tipo de nuvem tem grande desenvolvimento vertical e dentro dela há formação de cristais de gelo que, dependendo da velocidade de precipitação, caem ainda em forma de pedras de gelo, dando origem assim à precipitação de granizo.”

Custódia foi a cidade onde mais choveu em Pernambuco nas últimas 24 horas. No recorte de tempo das 7h50 da segunda-feira até as 7h50 desta terça-feira (29), o município acumlou 12,25 mm de precipitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here