Prefeitura realiza primeiro Itapetim Diverso virtual em comemoração ao centenário do poeta Pedro Amorim

41
Arte: Wallisson Lima

Em comemoração ao centenário do poeta Pedro Amorim, a Prefeitura de Itapetim através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, vai realizar no próximo dia 26 de fevereiro o primeiro Itapetim Diverso em formato virtual.

A homenagem aos 100 anos do poeta dos vaqueiros contará com a participação dos poetas Zé Adalberto, Lenelson Piancó, da poetisa Evelyn Marianny, e da dupla de repentistas Marcos Freitas e Lourival Batista.

Além de muita poesia, o show cultural também terá a participação musical de Aldinho do Acordeon, Zezo do Pajeú, e Alex do Acordeon e Banda.

O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook prefeituradeitapetim, canal do Bisaco do Doido no YouTube, e Rádio Pedras Soltas 104.9 FM.

“Queríamos fazer um evento com a presença das pessoas, mas por causa da pandemia não será possível e decidimos fazê-lo de forma virtual. Será um grande evento que, além de homenagear um dos maiores poetas do Nordeste, também demonstra a sua importância na valorização da nossa cultura e dos artistas locais”, disse o secretário de Cultura, Ailson Alves.

Conhecido como “o poeta dos vaqueiros”, Pedro Vieira de Amorim nasceu em 18 de setembro de 1921, no Sítio Surubim, município de Desterro-PB, mas ainda criança veio morar em Itapetim onde faleceu em 27 de abril de 2011, aos 89 anos.

Pedro Amorim era um poeta dos bons e cantou ao lado de grandes repentistas, a exemplo de Dimas, Otacílio e Lourival Batista, Pinto do Monteiro, Jó Patriota, Zé Catota, Cancão e vários outros. Participou do primeiro Congresso de Violeiros no Teatro Santa Isabel, em Recife, organizado por Rogaciano Leite e Ariano Suassuna. Em 1988, Pedro publicou um livro intitulado “O Poeta dos Vaqueiros”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here