Selecionado para o Programa Jovens Embaixadores 2021, itapetinense é o primeiro sertanejo a participar do programa

1007
Estudante da Escola Técnica Professora Célia Siqueira em São José do Egito, Gabriel é o primeiro sertanejo a participar do programa. Foto: Arquivo pessoal

Por Repórter do Sertão

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, nesta sexta-feira, 7 de maio, o resultado do processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores 2021. A seleção contou com 10.119 inscrições concorrendo a apenas 33 vagas.

A surpresa veio para o jovem itapetinense Gabriel Espedito Gonçalves dos Santos, de 17 anos, que foi um dos selecionados e se tornou o primeiro estudante do Sertão pernambucano a participar do programa.

Pernambuco teve apenas três selecionados. Além de Gabriel, que é aluno do 3° ano do Ensino Médio da Escola Técnica Professora Célia Siqueira em São José do Egito, também conseguiram ingressar no programa as estudantes Maria Clara Manso de Almeida, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Deolinda Amaral e Karolyna de Oliveira Ramos, da Escola de Aplicação do Recife.

Em conversa com o Repórter do Sertão, Gabriel que também cursa Administração falou da surpresa, alegria e o orgulho de representar o Sertão num programa de grande concorrência.

“Eu ainda estou em choque com a notícia, sabe? Principalmente em ser o primeiro sertanejo a passar. Aqui, no Sertão, temos pessoas incríveis e que merecem ser mostradas ao mundo. Fico feliz em ter a oportunidade de representar o Sertão em um programa tão concorrido. E eu sinto muito orgulho em ser de onde sou, é bom ir além das expectativas das outras pessoas e mostrar que nós, sertanejos, somos tão capazes quanto qualquer outro!!”, disse o jovem embaixador.

Se não fosse a pandemia, Gabriel e outros 32 brasileiros aprovados viajariam até os Estados Unidos, onde ficariam durante três semanas engajado em projetos, mas por causa do vírus, o intercâmbio vai ser online.

Foto: Divulgação

O programa Jovens Embaixadores é um projeto da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, que oferece um intercâmbio entre jovens brasileiros pra que eles participem de oficinas e projetos de impacto social nos Estados Unidos.

O programa acontecerá entre os dias 14 de junho e 13 de agosto deste ano, com Jovens Embaixadores, brasileiros e americanos, se juntando para participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e para compartilhar, sempre virtualmente, um pouco de sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades.

*Informações complementares do site oficial da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here