Evento virtual lançará em Itapetim livro e obra do poeta itapetinense Rogaciano Leite

44
Foto: Wallisson Lima

Na última quinta-feira (27/05), o secretário de Cultura de Itapetim, Ailson Alves, se reuniu com poetas para discutir o lançamento do livro e obra do poeta itapetinense Rogaciano Leite em alusão ao seu centenário. Na reunião ficou decidido que devido a pandemia, o evento vai acontecer de forma 100% virtual com pré-agendamento para os dias 01, 02 e 03 de julho, sendo o dia 1º de julho a data de aniversário do poeta.

De acordo com a programação, no dia 1º acontece o lançamento do livro com a presença de familiares, autoridades, escritores e poetas, e contará com declamações, apresentações musicais com músicas do poeta, além da participação de poetas repentistas. No dia 02 terá mesa de glosas, recital e apresentação musical. No dia 03 acontece o encerramento com uma roda de conversas no programa “Sou mais o povo” com professores e escritores que estudaram e escreveram sobre a obra de Rogaciano Leite.

As comemorações estavam programadas para acontecer em 2020, ano do centenário de Rogaciano, mas por causa da pandemia da Covid-19 as celebrações tiveram que ser adiadas.

O evento é uma realização da Secretaria de Cultura de Itapetim com apoio do Governo Municipal e da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).

Rogaciano Bezerra Leite nasceu no dia 1º de julho de 1920, no Sítio Cacimba Nova, zona rural de Itapetim-PE. Além de poeta, também foi jornalista, chegando a ganhar três Prêmios Esso de Jornalismo. Ele faleceu em 07 de outubro de 1969 no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto do miocárdio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here