Pernambuco não sediará jogos da Copa América: ‘cenário epidemiológico não permite’, diz governo

12
Arena Pernambuco. Foto: Inês Campello / Divulgação

Por G1 PE

O governo de Pernambuco afirmou nesta segunda-feira (31), por meio de nota, que o estado não tem condições de sediar jogos da Copa América por conta da pandemia de Covid-19. Em nota enviada à imprensa, a gestão disse que “o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco”.

O texto reforça, no entanto, que o estado não foi procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O torneio ocorreria, inicialmente, na Colômbia e, posteriormente, na Argentina, mas os países desistiram. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu sediar no Brasil a Copa América, nesta segunda (31).

Atualmente, algumas cidades de Pernambuco passam por uma quarentena, devido à grave aceleração de casos de Covid-19. O estado, há mais de três meses, tem ocupação diária de leitos de UTI maior que 90% e investiga, no Agreste, a possível circulação de novas variantes do coronavírus.

Além disso, algumas cidades do interior relataram risco de falta de oxigênio hospitalar para tratar os doentes da Covid, o que motivou o estado a criar uma central emergencial de distribuição do insumo. Em 24 horas, 55 municípios precisaram ser atendidos pelo novo órgão.

Na nota enviada à imprensa, o governo afirmou, ainda, que monitora, “de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado”.

O governo afirma, ainda, que, nas últimas semanas, “foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana” do Recife.

A aceleração citada pelo governo do estado motivou o Conselho Regional de Medicina em Pernambuco (Cremepe) a solicitar ao Executivo estadual e a todos os prefeitos medidas mais restritivas que as que estão em vigor, afirmando que as atuais “não foram capazes de diminuir a taxa de transmissão da Covid-19”.

Em 24 horas, 1.087 casos e 55 mortes

Pernambuco confirmou, nas últimas 24 horas, mais 1.087 casos da Covid-19 e 55 mortes causadas pela doença. Com isso, o estado agora soma 15.862 óbitos de pessoas com o novo coronavírus e 482.157 confirmações do diagnóstico, desde o início da pandemia, em março de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here