Infraero encerra gestão operacional no Aeroporto do Recife
Do: Portal FolhaPE
A Infraero finaliza nesta segunda-feira (2) as operações no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre-Guararapes (PE). Quem passa a administrar o...
Do: Portal FolhaPEA Infraero finaliza nesta segunda-feira (2) as operações no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre-Guararapes (PE). Quem passa a administrar o terminal, a partir desta terça-feira (3/3), Ă© a empresa espanhola Aena Desarrollo Internacional, vencedora do leilão que arrematou os aeroportos do Bloco Nordeste por R$ 1,9 bilhão, com ĂĄgio de 1.010% em relação ao lance mĂnimo inicial de R$ 171 milhões.
O terminal recifense foi o Ășltimo do Bloco Nordeste a ser entregue à Aena. Nos dois primeiros meses de 2020, jĂĄ foram concluĂdas as transferĂȘncias dos aeroportos de Juazeiro do Norte (CE) em 12/1, Campina Grande (PB) em 15/1, Maceió (AL) em 12/2, Aracaju (SE) em 19/2, e João Pessoa (PB) em 23/2.
"Quero agradecer o apoio e a dedicação dos profissionais da Infraero que contribuĂram para que esse processo de transferĂȘncia da gestão ocorresse da melhor forma possĂvel", ressaltou o presidente da Infraero Brigadeiro Paes de Barros.
Paes de Barros acrescentou ainda que os demais aeroportos operados pela Infraero continuarão a ter o mesmo nĂvel de performance atĂ© que as atividades sejam totalmente transferidas à iniciativa privada. A Infraero jĂĄ finalizou as transições dos aeroportos dos blocos Sudeste e Centro-Oeste, e com a entrega do Aeroporto de Recife tambĂ©m encerra a fase de Operação Assistida nos aeroportos do Bloco Nordeste.
"Seguiremos contribuindo com a diretriz do Governo Federal, operando todos os terminais com os mesmos nĂveis de qualidade e segurança atĂ© que as atividades sejam transferidas à iniciativa privada", afirmou.
Alta no fluxo em 2019
O terminal encerrou 2019 com alta na movimentação de passageiros. Foram contabilizados, no perĂodo, 8.531.312 embarques e desembarques - 1,2% a mais que os 8.422.566 viajantes registrados em 2018. O fluxo de operações tambĂ©m teve alta no ano passado, se comparado ao ano anterior: foram 80.889 pousos e decolagens ante 78.766.
Bem avaliado
O Aeroporto dos Guararapes recebeu boa avaliação de quem frequentou o terminal no Ășltimo trimestre de 2019. A pesquisa de satisfação do usuĂĄrio, divulgada no inĂcio de fevereiro, pelo MinistĂ©rio da Infraestrutura, alcançou 67,5% das avaliações positivas nos indicadores correspondentes ao terminal recifense, que estĂĄ na categoria de aeroportos que movimentam de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano.
Sobre o aeroporto
Inaugurado em julho de 2004, o terminal de passageiros da aviação comercial em Recife possui infraestrutura completa para garantir a operacionalidade do aeroporto, com 21 posições de estacionamento no pĂĄtio principal de aeronaves, 11 pontes de embarque, 16 portões de embarque, ampla praça de alimentação, elevadores e escadas rolantes, alĂ©m de estrutura de internet sem fio, cerca de 800 pontos de energia para carga de eletroeletrônicos e, tambĂ©m, um completo mix comercial.
O aeroporto tem capacidade de atendimento de 17,8 milhões de passageiros por ano. Atualmente oito companhias aĂ©reas operam no terminal pernambuaco: Gol, Latam, Azul, TAP, TACV, Air Europa, Condor e Copa. Diariamente, são oferecidos mais de 80 voos, que ligam a cidade pernambucana às capitais Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), BrasĂlia (DF), Goiânia (GO), Belo-Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Manaus (AM), BelĂ©m (PA), Aracaju (SE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e São LuĂs (MA). JĂĄ para voos regionais, o Guararapes conta com opções para as cidades de Juazeiro do Norte (CE), Imperatriz (MA), Campina Grande (PB) e Fernando de Noronha (RN).
E para o exterior as rotas tĂȘm frequĂȘncia mĂ©dia de 43 operações por semana. Os destinos internacionais são a Cidade do PanamĂĄ, no PanamĂĄ, Cidade de Praia, em Cabo Verde, Santiago, no Chile, Buenos Aires, RosĂĄrio e Córdoba, na Argentina, MontevidĂ©u, no Uruguai, Miami, Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Na Europa, hĂĄ ligações Lisboa, em Portugal e Madrid, na Espanha.