Os bares, restaurantes e academias que retornam as atividades, segundo o governo, terão horĂĄrio reduzido, permanecendo fechados das 20h às 6h. Eles deverão funcionar com metade da capacidade e seguindo uma sĂ©rie de protocolos, que serão divulgados pelo governo, na internet. A medida alcança os municĂpios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.
A implementação da sexta fase do Plano de ConvivĂȘncia com a Covid-19 foi postergada pelo governo, no Grande Recife e Sertão. Nesta semana, a Ășnica região a avançar Ă© o Agreste, jĂĄ que Caruaru e Bezerros, que estavam em quarentena, reduziram os casos e, com isso, se igualam ao restante do estado.
"Não teremos avanço no Grande Recife e Sertão, por enquanto. Somente no Agreste, que vem apresentando uma melhoria mais expressiva nos indicadores e vão avançar para a fase 4. Prevemos, no dia 20, o avanço para a etapa 6, com abertura de serviços de alimentação e academias de ginĂĄstica", declarou o secretĂĄrio estadual de SaĂșde, AndrĂ© Longo.
O Plano de ConvivĂȘncia com a Covid-19 tem 11 etapas e leva em conta a relevância dos setores econômicos, mas, tambĂ©m, o risco de contaminação e aglomerações de pessoas. Em acordo firmado com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ficou definido que as duas partidas finais do Campeonato Estadual serão realizadas na Arena de Pernambuco.
Segundo o secretĂĄrio de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a decisão de transferir os jogos para a Arena de Pernambuco Ă© um dos itens de uma sĂ©rie de protocolos definidos para o setor.
"Temos uma sĂ©rie de medidas e restrições e um protocolo bastante rĂgido para a retomada, isso inclui as equipes, profissionais de imprensa, etc. As rodadas acontecerão na Arena de Pernambuco, porque fica mais distante e não Ă© sede de nenhum clube, evitando aglomerações", declarou Novaes.
A partir da segunda-feira (13), municĂpios do Agreste, que estavam na etapa 2 do Plano de ConvivĂȘncia com a Covid-19, avançam para a etapa 4. O que permitirĂĄ o funcionamento das lojas de varejo de rua, os salões de beleza e estĂ©tica, comĂ©rcio de veĂculos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial.
As cidades do Sertão pernambucano permanecem nesta mesma fase. Os dados de saĂșde desses municĂpios, no momento, não permitem o avanço dessa região no plano, segundo o governo.
Segundo o secretĂĄrio de Desenvolvimento Econômico do estado, Bruno Schwambach, houve um retardamento do retorno de avanço do plano devido aos nĂșmeros da epidemia no estado.
"Esses estabelecimentos poderão funcionar com 50% da capacidade, para evitar contaminação. Ă muito importante saber que algumas atividades como essa precisam voltar, para dar emprego e renda às pessoas, mas devemos ter um olhar sobre os dados da saĂșde. Passamos por um pico alto, começamos a ter uma descida e uma estabilização dessa descida, por isso postergamos a etapa seis", declarou.
Veja o que poderĂĄ funcionar dia 20 de julho
No caso dos shoppings, os horĂĄrios foram flexibilizados. Os centros de compras podem abrir das 11h às 19h ou das 12h às 20h, de acordo com medida divulgada no domingo (5) pelo governo estadual.