A cidade de Itapetim, no Sertão do Pajeú, conhecida como Ventre imortal da poesia, está em festa para celebrar o centenário de um dos filhos mais ilustres, o poeta e jornalista Rogaciano Bezerra Leite que, se estivesse vivo, teria completado 100 anos no dia 1º de julho do ano passado. As celebrações estavam programadas para 2020, em praça pública, inclusive com a realização de uma feira literária, mas por causa da pandemia tiveram que ser adiadas.
Este ano, a Prefeitura através da Secretaria de Cultura do município, organizou um evento virtual que teve início nesta quinta-feira (1º) e vai até o sábado (03) com uma programação que envolve poesia, música, debates e o lançamento de livros em edições especiais com as belas criações poéticas de Rogaciano, a exemplo do livro "Carne e Alma" e o pré-lançamento de "Coração Sertanejo", organizado por sua filha Helena Roraima.
A abertura contou com a presença do prefeito Adelmo Moura (PSB), o secretário de Cultura Ailson Alves, a presidente da Câmara de Vereadores, Jordânia Siqueira, e a participação pela internet da filha de Rogaciano, Helena Roraima, e do professor e filósofo itapetinense Marcos Nunes. Declamadores, repentistas e Vicente Di Paula e Banda prestaram tributo ao poeta na primeira noite de homenagens ao centenário do artista sertanejo. Todas as atividades culturais estão sendo transmitidas ao vivo pelo facebook prefeituradeitapetimpe, canal bisacododoido, no YouTube, e Rádio Pedras Soltas FM.
[caption id="attachment_42866" align="alignnone" width="1280"]
Foto: Bernardo Sousa[/caption]
"Rogaciano foi um ícone da poesia, não apenas de Itapetim, mas do Nordeste e do Brasil. A sua obra ultrapassou fronteiras, levando o nome de Itapetim e do sertão para outros países através da sua arte. Também deixou sua história no jornalismo brasileiro ganhando três Prêmios Esso de Reportagem. Queríamos poder ter feito uma festa maior como havíamos programado em 2020, com a presença das pessoas, dos amigos e familiares do poeta, mas a pandemia não permitiu", destacou o prefeito Adelmo Moura.
Rogaciano Leite nasceu em 1º de julho de 1920, no Sítio Cacimba Nova, zona rural de Itapetim-PE. Ele faleceu em 07 de outubro de 1969 no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto do miocárdio. Seu corpo é sepultado em Fortaleza, capital cearense.
PROGRAMAÇÃO
DIA 01 DE JULHO | 19HABERTURA COM AUTORIDADES E FAMILIARES
RECITAL: JAILTON LOPES, DAYANE LOPES, ZÉ ADALBERTO E IZABELA FERREIRA
POETAS REPENTISTAS: VAL PIMENTA E FERNANDO EMÍDIO
SHOW MUSICAL: VICENTE DI PAULA E BANDA
DIA 02 DE JULHO | 19HRECITAL: EVELYN MARIANNY
MESA DE GLOSAS
SHOW MUSICAL: AS SEVERINAS
DIA 03 DE JULHO | 08H30MESA REDONDA NO PROGRAMA SOU MAIS O POVO
PARTICIPAÇÃO:
LINDOALDO CAMPOS - FILÓSOFO/HISTORIADOR
CICERO RENAN N FILGUEIRA - HISTORIADOR
MARCOS R NUNES COSTAS - FILÓSOFO/HISTORIADOR