Pesquisadores da UFPE e da Universidade de Brasília estudam processo de formação das rochas em Itapetim

Por João Paulo Pereira em 20/11/2021 às 17:56:38
Pesquisadores durante trabalho de pesquisa na zona rural de Itapetim. Foto João Paulo Pereira/reporterdosertao.com

Pesquisadores durante trabalho de pesquisa na zona rural de Itapetim. Foto João Paulo Pereira/reporterdosertao.com

Que o município de Itapetim é composto de muitas pedras todo mundo já sabe. Agora como essa imensidão de rochas veio parar até aqui e há quanto tempo isso aconteceu, ainda é um segredo que os doutores em geologia Lauro Cézar Montefalco de Lira Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Luis Gustavo Viegas da Universidade de Brasília, estão tentando descobrir.

É claro, a bíblia diz que o universo é uma criação divina, já a ciência apresenta outro conceito para a origem da terra, o que tem gerado debates entre religião e ciência.

"Estamos estudando os granitos da região de Itapetim com objetivo de entender os processos formadores da crosta terrestre e contribuir para o mapeamento geológico das rochas da região para a reconstrução do passado da América do Sul", disse Lauro ao Repórter do Sertão.

Os pesquisadores estiveram na região da Gameleira na última quinta-feira (18). Lauro também falou como está sendo feito o processo de pesquisa em Itapetim.

"O processo de pesquisa se dá através de reconhecimento de campo e coleta de amostras para análise laboratorial. A pesquisa em Itapetim, especificamente durará 15 dias, mas a análise das amostras coletadas que ocorrerá em São Paulo durará em torno de 10 dias. Após isso, virá uma etapa de tratamento dos dados", explicou o professor da UFPE.

De acordo com Lauro, a escolha da região de Itapetim foi motivada pela ampla exposição de rochas graníticas, fato peculiar, se comparado com outras regiões do NE. Segundo ele, o estudo deve contemplar ainda a região de Teixeira-PB, Brejinho e São José do Egito.


Comunicar erro

Comentários