Aplicativo vai monitorar retirada ilegal de madeira do Paje√ļ, diz Secret√°rio do Meio Ambiente de PE

Por João Paulo Pereira em 24/11/2021 às 07:05:41

Durante entrevista na manhã desta terça (23) na R√°dio Paje√ļ, o secret√°rio Estadual do Meio Ambiente, Antônio Bertotti, informou que ser√° lançado um aplicativo para o monitoramento da retirada da madeira proveniente da Caatinga na região.

De acordo com o secret√°rio, o aplicativo poder√° identificar qual o tipo de madeira que est√° sendo transportada nos caminhões, j√° que a madeira de forma irregular é fruto do tr√°fico e do desmatamento irregular.

Bertotti disse ainda que foi feita uma parceria junto à Secretaria de Defesa Social para capacitar os policiais para que se identifique a origem da madeira.

Ainda segundo o secret√°rio, nem toda madeira transportada pode ser considerada de origem ilegal. "Quando voc√™ ver um caminhão transportando madeira, ela pode ser oriunda por exemplo de um uso sustent√°vel. A Caatinga é protegida pelo Código Florestal, onde voc√™ tem que ter 20% da √°rea protegida integralmente que é a reserva legal, mas voc√™ pode tirar madeira, desde que voc√™ diga para a Ag√™ncia Estadual Ambiental ou para o órgão municipal que essa madeira foi feita na forma de corte rotativo. O que est√° errado e foi denunciado pelo Grupo Fé e Pol√≠tica da Diocese de Afogados e que o Governo do Estado fiscaliza e que estamos avançando nessa fiscalização, é que o corte irregular dessa madeira que deixa a terra nua, segundo estudos, mostra que 13% da √°rea de Caatinga esteja em processo de desertificação", disse o secret√°rio.

O aplicativo estar√° dispon√≠vel somente a partir de março de 2022 e que todo cidadão poder√° baixar o aplicativo e formular a den√ļncia, j√° que ser√° poss√≠vel tirar uma fotografia do caminhão que est√° transportando a madeira e, através da tecnologia, poder√° identificar o tipo e o volume da madeira e com isso poder√° ser verificado se a madeira transportada corresponde a que est√° na nota fiscal.

Visita a Itapetim

Foto: Edvaldo Campos/reporterdosertao.com

O secret√°rio também esteve nesta terça-feira visitando a Associação de Mulheres do S√≠tio Gameleira, na zona rural de Itapetim. Ao lado do prefeito Adelmo Moura e de outras lideranças, José Bertotti assinou conv√™nio para implantação de viveiro de mudas e revitalização de nascentes. O conv√™nio foi firmado com a Rede de Mulheres Produtoras do Paje√ļ. O encontro também contou com a presença de representantes de outros munic√≠pios do Paje√ļ.


Fonte: Afogados Online, com informações adicionais do Rep√≥rter do Sertão

Comunicar erro

Coment√°rios