Morre, aos 84 anos, o jornalista Joezil Barros

Por João Paulo Pereira em 21/12/2021 às 13:16:19
Joezil Barros faleceu aos 84 anos - Foto: Fernando de Barros Correa/Cedoc DP

Joezil Barros faleceu aos 84 anos - Foto: Fernando de Barros Correa/Cedoc DP

Um dos maiores nomes da história da imprensa de Pernambuco, o jornalista Joezil Barros faleceu, na manhã desta terça-feira (21), por volta das 9h30, aos 84 anos, após duas semanas internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital do Recife. Ex-presidente do Diario de Pernambuco, veículo de comunicação no qual atuou por mais de cinco décadas e tornou-se parte indissociável, Joezil estava em tratamento médico em consequência de uma infecção pulmonar. Ao longo dos dias, seu quadro se agravou, tornando necessário que fosse intubado. O velório será às 17h, no Cemitério Morada da Paz. O corpo será cremado às 18h.

Sua última atuação profissional foi a de chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ao longo de sua trajetória, teve como norte a defesa da imprensa livre e da democracia, com um jornalismo sério, responsável e pluralista, compromisso que atestou, por exemplo, em 2011, durante homenagem aos 185 anos do Diario de Pernambuco, na Câmara do Recife. "O Diario é símbolo da tenacidade da gente de Pernambuco e sempre esteve a serviço dos interesses públicos, em defesa do estado de direito e dos princípios da democracia", enfatizou Joezil à época.

Reconhecimento

Em 1990, teve sua atuação reconhecida pelo Judiciário trabalhista de Pernambuco, quando deixou o posto de juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco. Na atuação como juiz, nas palavras do ex-deputado Nilson Gibson (1935 -02018) foi "humanista, sob todos os pontos de vista". "O Juiz Joezil Barros não desprezava em suas decisões os aspectos sociais; sabia bem separar o joio do trigo, para decidir favoravelmente dentro dos princípios éticos do Direito, da Jurisprudência e da Doutrina, com correção e com justiça", disse o então parlamentar em sessão da Câmara dos Deputados, em homenagem à aposentadoria de Joezil.

Sua dimensão na construção do jornalismo de Pernambuco e sua atuação em diversas frentes da defesa da causa pública foi reconhecida em diferentes ocasiões. Em 2011, foi homenageado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que lhe concedeu a Medalha Nilo Coelho, pelos relevantes serviços prestados ao Estado na área do controle externo. Em 2012, a homenagem foi realizada pelo mercado publicitário do estado. Um ano depois, o cinquentenário da sua carreira foi exaltado com o prêmio Quem Faz Algo Mais por Pernambuco.

Já em 2015, recebeu homenagem na solenidade dos 114 anos da Academia Pernambucana de Letras. Na solenidade dos 190 anos do Diario de Pernambuco, no mesmo ano, recebeu uma homenagem especial, agraciado com uma placa comemorativa do prêmio Orgulho de Pernambuco. Já em outubro de 2021, foi homenageado pelo TJPE com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, por conta da excelência dos serviços prestados à causa da Justiça.

Trajetória de Joezil

Joezil Barros tinha origem humilde, era filho de pais operários e cresceu no bairro da Torre, zona Norte da Capital Pernambucana. Ingressou no jornalismo muito cedo, ainda sem formação acadêmica, com apenas 16 anos. Trabalhou em diferentes veículos de comunicação, o primeiro deles foi o Jornal Pequeno, que hoje já não está mais em circulação.

A trajetória bem sucedida começou de forma simples, no Jornal Pequeno, onde se apresentou ao editor como repórter de polícia e foi contratado com o acordo de receber dinheiro para o lanche como remuneração pelos trabalhos prestados. Neste jornal trabalhou por aproximadamente um ano, recebendo este mesmo salário. Em seguida trabalhou na Rádio Olinda e depois na Rádio Clube de Pernambuco. Anos depois, foi presidente desta última junto com o Diario de Pernambuco.

Líder

Foi presidente de instituições importantes, comandadas por jornalistas e intelectuais de grande expressão nacional, tais como: a Associação da Imprensa de Pernambuco (1981-1987), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife e também a presidência da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, em Brasília.

Em setembro deste ano, em um dos seus últimos textos publicados no jornal que ajudou a construir, o Diario, Joezil explicou um pouco da sua atuação enquanto presidente do sindicato. "No Sindicato dos Jornalistas, todavia, nossa diretriz era a deflagração de ações visando a valorização profissional, o que realizávamos com equilíbrio e senso profissional, sendo importante destacar que estávamos sempre participando dos congressos da categoria e nos solidarizando com os movimentos de valorização da profissão", escreveu.

Joezil também exerceu a presidência do Rotary Club do Recife. No Jornal Diario de Pernambuco, entrou como revisor e se estabeleceu até chegar ao cargo de presidente do jornal, cargo exercido de 2002 até 2015. Além disso, também foi presidente dos Diarios Associados do Nordeste.


Fonte: Por Portal Folha de Pernambuco

Comunicar erro

Comentários