Ipês colorem a mata da caatinga na zona rural de Itapetim

Por João Paulo Pereira em 13/07/2022 às 16:07:19
Foto: João Paulo Pereira

Foto: João Paulo Pereira

O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Há muitos séculos, o ipê - também chamado de pau-d"arco, vem sendo apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira, quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais. É muito utilizado no paisagismo, arborização urbana e no reflorestamento de áreas degradadas.

Considerado uma madeira nobre, o Ipê possui um material excelente para estrutura de obras, em ambientes externos e até mesmo em detalhes decorativos. Pode ser usado também em construções de pontes, vigas, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, na fabricação de instrumentos musicais, de portas e janelas, dentre muitas outras finalidades.

Em pesquisa, cientistas americanos descobriram que alguma substância composta na casca do ipê-roxo tem potencial para matar um certo tipo de célula cancerígena de pulmão. Ainda não foi divulgado qual a espécie de ipê roxo.

Como curiosidade, nem todos sabem que, dentre o grande universo de plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira. No dia 7 de dezembro de 1978, porém, a lei nº 6507 veio declarar que o pau-brasil ("caesalpinia echinata") seria a Árvore Nacional e, a flor do ipê, a flor do símbolo nacional.

O seu período de floração é de julho a setembro e blog Repórter do Sertão registrou algumas imagens dessa árvore tão emblemática que colore a mata da caatinga nesse período do ano na zona rural de Itapetim. Veja fotos abaixo:
























Fontes de pesquisa: www.areasverdesdascidades.com.br - www.ibfloresta.org.br - www.infoescola.com





Fonte: Por Repórter do Sertão - Fotos: João Paulo Pereira

Comunicar erro

Comentários