Eleições 2022: Qual o hor√°rio da votação? Fuso de Bras√≠lia ser√° seguido em todo Pa√≠s

Este ano, o hor√°rio de votação ser√° uniformizado

Por João Paulo Pereira em 20/09/2022 às 08:50:00
Nova urna eletrônica - Abdias Pinheiro/TSE

Nova urna eletrônica - Abdias Pinheiro/TSE

Eleitores terão nove horas para ir às seções eleitorais votar. Os locais serão abertos às 8h e fechados às 17h, no hor√°rio de Brasília. O primeiro turno ser√° em 2 de outubro e o segundo, no dia 30 do mesmo m√™s.

Este ano, o hor√°rio de votação ser√° uniformizado. Ou seja, quem reside em estados com fuso de uma hora a menos em relação à Brasília, dever√° se dirigir à seção entre 7h e 16h (hora local).

J√° quem mora no Acre e oeste do Amazonas, onde h√° fuso de menos duas horas, tem entre 6h e 15h (hora local) para votar.

Em Pernambuco, o hor√°rio é o mesmo de Brasília. Ou seja, os pouco mais de 7 milhões de eleitores aptos a votar no Estado terão das 8h às 17h para votar. A exceção é Fernando de Noronha, onde o hor√°rio ser√° das 9h às 18h - a ilha est√° uma hora à frente de Brasília.

A previsão é de que, com a unificação do hor√°rio de votação, a divulgação dos resultados para todos os cargos seja iniciada a partir das 17h, hora oficial de Brasília.

Em pleitos anteriores, a Justiça Eleitoral somente divulgava essas informações após o término do recebimento dos votos no Acre, último estado a concluir o processo de votação, que, antes da uniformização, ocorria conforme o hor√°rio local.

Prioridade
O atendimento priorit√°rio ser√° assegurado às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, enfermas, obesas, gestantes, lactantes, com criança de colo, com defici√™ncia ou mobilidade reduzida bem como quem as acompanha; candidatos; juízes eleitorais e seus auxiliares; servidores da Justiça Eleitoral; promotores eleitorais; e policiais militares em serviço.

Pessoas com mais de 80 anos terão prioridade sobre as demais.

Documentação
Na seção eleitoral, o eleitor deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Caso o eleitor j√° tenha cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título ao mes√°rio como documento de identificação. Isso porque, para quem fez a biometria, o app mostra a foto do eleitor.

Voto obrigatório
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos.

A aus√™ncia às urnas para as pessoas obrigadas a votar resulta em débito com a Justiça Eleitoral.

Fonte: Blog da Folha

Comunicar erro

Coment√°rios