Brejinho e Calumbi, as duas cidades do Pajeú onde o número de eleitores é maior que a população

Por João Paulo Pereira em 29/09/2022 às 08:54:46

O número de cidades com mais eleitores do que a população estimada é algo relativamente normal no Brasil. Esse ano chegou a 569, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quantidade é 15% maior que a de 2020, quando 493 cidades apareceram nessa situação, e representa 10% dos municípios brasileiros.

De acordo com levantamento do Blog do Erbi seis cidades estão nessa situação em Pernambuco, sendo que duas são Brejinho e Calumbi, localizadas no Sertão Pajeú. As outras são Cumaru, Sairé, Riacho das Almas e Vertente do Lério.

Em Calumbi o percentual de eleitores chega a 114,87%. A pequena cidade tem 6.598 eleitores e somente 5.744 habitantes, segundo última estimativa do IBGE.

Já Brejinho tem um eleitorado 104,7% maior que a sua população, quando o TER-PE contabiliza 7.841 eleitores e sua população é estimada em 7.489 habitantes.

Segundo especialistas, esse fenômeno é normal e está aumentando devido à falta de atualização dos dados pelo IBGE — o último Censo foi em 2010. Desde então, muitas pessoas mudaram de cidade ou estado e registraram os novos domicílios ao tirar ou atualizar o título de eleitor no TSE. Mas há também outros fatores que explicam a disparidade.

Fonte: Blog do Erbi

Comunicar erro

Comentários