Caminhoneiros bloqueiam pontos de BRs em Pernambuco nesta terça (1º); veja lista

Manifestantes não estariam aceitando o resultado do segundo turno da eleição presidencial

Por João Paulo Pereira em 01/11/2022 às 07:56:00
Ato no fim da tarde de segunda-feira (31) em Pernambuco - Foto: Divulgação/PRF

Ato no fim da tarde de segunda-feira (31) em Pernambuco - Foto: Divulgação/PRF

Ao menos oito pontos de rodovias federais que cortam Pernambuco estão bloqueados por caminhoneiros, na manhã desta terça-feira (1º). A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a corporação, de acordo com relatos colhidos nos locais, "o não reconhecimento da legitimidade das eleições é o que motivou o movimento". O grupo também pede ainda uma intervenção federal, o que é inconstitucional.

Imagens dos locais de atos mostram que os manifestantes usam camisas com as cores do Brasil, o que indica que os bloqueios seriam feitos por apoiadores do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL).

Esses manifestantes não estariam aceitando o resultado do segundo turno da eleição presidencial, que deu vitória ao ex-presidente Lula, no último domingo (30). Há protestos em 20 estados do País.

Segundo a polícia, às 6h50 foram identificados os seguintes pontos de interdição parcial:

- Jaboatão dos Guararapes
- Igarassu
- Palmares
- Gravatá
- Bezerros
- Caruaru

Em outros dois pontos, a interdição é total:

- Taquaritinga do Norte
- Toritama

A assessoria de comunicação da PRF em Pernambuco informou que acompanha esses pontos de interdição e que atua "para desmobilizá-los, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública".

A PRF não informou, no entanto, quais seriam as dimensões dos engarrafamentos nesses pontos.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, na noite de segunda-feira (31), que as vias de trânsito públicas ocupadas ilegalmente devem ser liberadas.

Moraes indicou que a PRF e a Polícia Militar devem tomar as medidas necessárias para a desobstrução imediata do trânsito.

Apesar da ordem de Moraes, grupos bolsonaristas já organizam atos para os próximos dias em Pernambuco.

TI Igarassu ficou fechado
Por causa do bloqueio na BR-101 Norte, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, a operação do Terminal de Igarassu foi suspensa segundo o Conorte, empresa que opera os ônibus naquela área. Com isso, passageiros não conseguiram pegar ônibus.

Por volta das 7h30, o consórcio informou que retomou a circulação dos coletivos. Alunos de escolas de Igarassu foram dispensados do turno da manhã.

"Pneus e madeira foram colocados na pista impossibilitando o tráfego dos veículos e prejudicando o atendimento às cidades de Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba", explicou a empresa.

Comunicar erro

Comentários