APAC lança alerta de chuvas até esta segunda no Pajeú

Por João Paulo Pereira em 17/04/2023 às 08:05:32
Itapetim. Foto: João Paulo Pereira/reporterdosertao.com

Itapetim. Foto: João Paulo Pereira/reporterdosertao.com

APAC divulgou o Aviso Meteorológico 023 alertando para pancadas de chuva moderadas a ocasionalmente fortes em algumas regiões.

O alerta foi emitido para o domingo (16) e esta esta segunda-feira (17), em algumas regiões do Estado: Mata Norte, Agreste, Sertão do Pajeú e Região Metropolitana.

Na escala de alertas, o amarelo é tido como o mais moderado. Os alertas laranja e vermelho geralmente são os mais preocupantes.

El Nino vai voltar a atuar: a NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, apontou um aumento da probabilidade de instalação do El Niño, com moderada intensidade, no trimestre de Maio, Junho e Julho. Ou seja, no fim do outono e início do inverno.

O fenômeno El Niño é caracterizado pelo aquecimento acima do normal das águas do oceano Pacífico Equatorial, entre a costa do Peru e a Indonésia. No Brasil, a sua atuação aumenta as precipitações no Sul do país e deixa o Norte mais seco.

Ainda de acordo com o NOAA, existe a possibilidade de que no segundo semestre de 2023, o El Niño apresente forte intensidade, mas são projeções preliminares, que ainda podem ser alteradas.

Comunicar erro

Comentários