Neste domingo (6), a história política de Itapetim (PE) ganhou um novo capítulo com a eleição de Aline (PSB) como a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita do município. A candidata da Coligação Frente Popular de Itapetim venceu com expressivos 6.111 votos, correspondendo a 62,12% dos votos válidos, superando o adversário Ânderson Lopes (PSDB), que obteve 3.726 votos, 37,88%. A diferença foi de 2.385 votos.
Aline, de 36 anos, tem formação superior, é casada e acumula vasta experiência na gestão pública. Durante sua trajetória, foi tesoureira da Câmara de Vereadores, Chefe de Licitação da Prefeitura, Secretária de Administração e Finanças, e, mais recentemente, atuou como Secretária de Saúde, cargo que deixou para disputar as eleições.
O resultado das urnas reflete o forte apoio que Aline recebeu do atual prefeito Adelmo Moura (PSB), que está em seu quinto mandato, além do reconhecimento pela sua gestão na saúde municipal.
A eleição também definiu os novos vereadores de Itapetim. Do lado de Aline, foram eleitos Carlos Nunes (694 votos), Júnio Moreira (587 votos), Delegado Antônio (559 votos), Alexandre de Cícero Eiéco (502 votos), Romão de Piedade (476 votos) e Cleubia Enfermeira (461 votos). Pelo grupo de Ânderson, apenas três vereadores conquistaram cadeiras: Niedson Araújo, Edilene Lopes e Mário José.
Ao todo, 10.163 votos foram contabilizados na cidade, com 92 votos brancos (0,91%) e 234 votos nulos (2,30%). A abstenção foi significativa, totalizando 1.652 eleitores, o equivalente a 13,98% do eleitorado apto.
Com essa vitória, Aline assume o compromisso de liderar Itapetim pelos próximos quatro anos, marcando uma nova era na política local, com o compromisso de dar continuidade ao trabalho de Adelmo e fazer mais pelo povo de Itapetim.