Itapetim fez história nas eleições municipais deste domingo (06). Alexandre de Cícero Eiéco, do PSB, foi eleito o vereador mais jovem do município com 502 votos. Aos 25 anos, 1 mês e 22 dias, Alexandre superou a marca que anteriormente era do atual vereador Lailton Brito (PSB), eleito em 2020 aos 25 anos, 6 meses e 10 dias. A eleição de 2020 ocorreu mais tarde, no dia 15 de novembro, devido à pandemia de COVID-19. Este ano, Lailton não conseguiu ser reeleito e ficou na primeira suplência.
Além de sua juventude, Alexandre trouxe uma energia renovada à política de Itapetim, conquistando o apoio de grande parte do eleitorado. "É uma honra imensa, não só ser eleito, mas carregar essa marca histórica. Estou comprometido em trabalhar para todos os cidadãos de Itapetim, em busca de uma cidade cada vez melhor", declarou o novo vereador.
A eleição deste domingo também marcou outro feito histórico para Itapetim: a vitória de Aline Karina (PSB), que se tornou a primeira mulher eleita prefeita do município. Aline, que tem o apoio do atual prefeito Adelmo Moura, venceu com uma votação expressiva de 6.111 votos, correspondendo a 62,12% dos votos válidos, contra o adversário Anderson Lopes (PSDB), que obteve 3.726 votos (37,88%). Aline venceu com uma diferença de 2.385 votos.
No Legislativo, o grupo de Aline também garantiu a maioria das cadeiras, elegendo seis vereadores: Carlos Nunes (694 votos), Júnio Moreira (587 votos), Delegado Antônio (559 votos), Romão de Piedade (476 votos), Cleubia Enfermeira (461 votos) e o próprio Alexandre de Cícero Eiéco. Do lado de Ânderson Lopes, apenas três vereadores foram eleitos: Niedson Araújo, Edilene Lopes e Mário José.
A eleição de 2024 promete trazer novas perspectivas para Itapetim em 2025, com a jovem liderança de Alexandre no legislativo e a gestão inédita de Aline Karina à frente da prefeitura, juntamente com o vice-prefeito Chico de Laura e os demais vereadores do grupo.