Faleceu na última quarta-feira (27) a cineasta e jornalista Andrea Pilar Marranquiel, aos 56 anos. Reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos humanos e das causas ambientais, ela lutava contra um câncer. Andréa era diretora da série Bravas Mulheres, produzida pela Okê Arô Filmes e apresentada pela atriz Letícia Sabatella. Em outubro de 2022, ela esteve na zona rural de Itapetim (PE), ao lado de Letícia Sabatella, para gravação de um dos episódios da série com a Associação de Mulheres da Gameleira, que realiza ações de preservação de nascentes e reflorestamento com mudas nativas e frutíferas.
"Nossa amada diretora Andrea Pilar Marranquiel partiu nos deixando um legado de luta e amor. Imparável, Deca fundou a Okê Arô com a missão inegociável de buscar o melhor caminho para que as pautas sócio-ambientais tivessem protagonismo no mundo e em nossas vidas. Incendiou nossos corações convocando todos a luta emergencial para restauração desta terra.
Celebramos sua vida e agradecemos profundamente a jornada. Deca jamais será esquecida.", disse em nota publicada no Instagram a Okê Arô Filmes, produtora fundada por Andrea.
Trajetória
Formada em jornalismo pela UFSM-RS e pós-graduada em Comunicação e Economia Política pela PUC-RS, Andrea construiu uma sólida carreira no audiovisual, marcada por projetos que uniam arte e ativismo. Entre seus trabalhos mais notáveis estão a série Guerreiros da Floresta, exibida pelo Canal Futura selecionada no Prêmio TAL, chancelado pela Associação de Canais Públicos, Culturais e Educativos da América Latina. Criou, roteirizou e dirigiu a série Krenak, Vivos na Natureza Morta, exibida no Canal Futura, conferindo o protagonismo da série ao Povo indígena que viu seu rio morrer com o rompimento da Barragem de Mariana.
Outras produções de destaque incluem a série SOS Animal, em ações de resgate e proteção aos bichos vítimas de grandes tragédias em Mariana e Brumadinho, e Carnaval do Silêncio, que revelou os mistérios do maracatu rural na Zona da Mata pernambucana. Andrea também dirigiu programas, séries e docs sobre sustentabilidade, educação e cultura para emissoras como Globo, Cultura, SBT, Rede TV, Band, ESPN, Discovery e Animal Planet.
Bravas Mulheres
A série Bravas Mulheres é um projeto que conecta o universo urbano e rural, destacando histórias de superação de mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes. As gravações foram realizadas em diversos municípios brasileiros, como Riachão de Jacuípe (BA), Poço Redondo (SE), Iguaraci e Itapetim (PE), Vale do Jequitinhonha, Berilo e Minas Novas (MG), Curitiba (PR), Palhoça (SC), Bayeux (PB), Caicó, Mossoró, Assu e Natal (RN).
Segundo a Okê Arô Filmes, a série irá para o ar em breve.
O audiovisual e cultura brasileira perdem uma voz potente e engajada, que inspirou tantas pessoas por meio de sua arte e ativismo.
Por Repórter do Sertão/Com informações adicionais do site da Comissão Pastoral da Terra Nordeste II e do LinkedIn