Avião da Azul sofre pane e pede prioridade para pousar no aeroporto do Recife
O avião saiu de Guarulhos e tinha como destino o aeroporto do Recife. Problema foi identificado no slat da aeronave
Foto: Reprodução/AirNavRadar
Um avião do modelo Airbus A321neo da companhia aérea Azul declarou "pan-pan" em um voo que saiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino ao Recife na noite desta segunda-feira (28). A pane foi detectada durante a chegada ao Aeroporto Internacional do Recife.
O sinal de urgência "pan-pan" é usado quando há risco para a segurança de uma aeronave. O piloto identificou uma defeito no slat da aeronave, que consiste em um dispositivo móvel que se encontra na parte frontal das asas de um avião.
Ele é utilizado para melhorar a aerodinâmica da aeronave, principalmente durante o pouso e a decolagem.
Problemas no slat da aeronave podem deixar o piloto confuso sobre a posição real do dispositivo, o que pode resultar em configurações inadequadas para diferentes fases do voo. Isso compromete a segurança da operação e do voo.
Ao decolar o problema, o piloto declarou emergência dizendo "pan-pan". O termo é utilizado em situações de emergência e que é necessário suporte, mas não é tão grave como o "Mayday".
De acordo com o site Aeroin, o piloto ainda disse que havia combustível suficiente para nove minutos de voo para decidir se iria para o aeroporto do Recife ou para o de Maceió, em Alagoas.
Por meio de nota, a Azul afirmou que "precisou solicitar prioridade de pouso, que aconteceu em total segurança e os clientes desembarcaram normalmente".
Uma das passageiras que estava no voo foi a cantora e influenciadora pernambucana Mirella Santos, que utilizou as redes sociais para falar sobre o susto.
"Todo mundo no avião chorando, orando, quando ele (o piloto) falou que ia ter que acionar os bombeiros, eu fiquei pensando "meu Deus do céu, será que ele vai conseguir pousar, será que vai dar certo?'", declarou Mirella.
A artista publicou um vídeo dos passageiros aplaudindo o piloto durante o pouso e o áudio do profissional explicando que estava tudo certo.
Fonte: Diario de Pernambuco