Por G1 PE, com informações adicionais do Repórter do Sertão
Após o início da campanha de vacinação contra o sarampo em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza, neste sábado (15), o Dia D da iniciativa, que busca imunizar o público de 5 a 19 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, no estado, há 70 mil pessoas nessa faixa etária que precisam receber as doses.
De acordo com a SES, os municípios foram abastecidos, em fevereiro, com 147 mil doses da vacina contra o sarampo. Salas e postos volantes para imunizar a população ficarão abertos até o fim da tarde.
Em Itapetim, todos os postos de saúde do município estarão abertos até as 17h para atender o público.
No Recife, cerca de 150 postos de saúde ficam abertos no sábado (15), das 8h às 17h, para imunizar o grupo que é foco desta etapa da campanha contra a doença. Os endereços dos postos abertos na capital pernambucana podem ser conferidos no site da prefeitura do Recife.
Precisam receber a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, os pacientes que nunca tomaram ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado.
Até 1º de fevereiro, foram notificadas 52 suspeitas de sarampo em Pernambuco. Desse total, 11 casos tiveram confirmação e outros 17 acabaram descartados. As confirmações ocorreram nas cidades de Igarassu, Ipojuca, Olinda, Paulista, Recife e Sirinhaém.
São consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos, com duas doses da vacina, pessoas de 30 a 49, anos com uma dose, e profissionais de saúde, com duas doses de tríplice viral.
De acordo com as autoridades de saúde, a imunização deve ser feita da seguinte forma: ao completar 1 ano, a criança deve tomar a primeira dose e, três meses depois, a segunda . Ou seja, as crianças a partir dos seis meses de idade precisam tomar três doses do imunizante.
A partir dos 2 anos, caso o menino ou menina ainda não tenha começado o esquema vacinal, duas doses devem ser aplicadas com um intervalo de um mês entre elas. As pessoas que têm entre 12 meses e 29 anos de idade devem tomar duas doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
O público de 30 anos a 49 anos, que ainda não foi imunizado, deve tomar uma dose da vacina. Os profissionais de saúde precisam de duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, independentemente da idade.
[caption id="attachment_20378" align="alignnone" width="1000"] Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar �- Foto: Infografia: Karina Almeida/G1[/caption]