Temporal na Baixada Santista deixa 15 mortos e 33 desaparecidos, diz Corpo de Bombeiros

Por G1 Santos O Corpo de Bombeiros divulgou, no começo da tarde desta terça-feira (3), que existem 33 pessoas desaparecidas após os deslizamentos de terra que ocorreram na...

Por João Paulo Pereira em 03/03/2020 às 18:00:54

Por G1 Santos

O Corpo de Bombeiros divulgou, no começo da tarde desta terça-feira (3), que existem 33 pessoas desaparecidas após os deslizamentos de terra que ocorreram na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, devido ao forte temporal que atingiu a região. A Defesa Civil do Estado de São Paulo já registrou a morte de quinze pessoas.

Veja onde ocorreram as mortes:

  • Guarujá: 13 mortes
  • Santos: 1 morte
  • São Vicente: 1 morte

De acordo com o capitão e porta-voz do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Marcos Palumbo, as equipes trabalham nas buscas em Santos, São Vicente e em Guarujá, com 113 bombeiros e 31 viaturas. "Permanecem no local e só sairão após a localização de todas as vítimas e e deixar todos os locais em segurança", disse o capitão.

Inicialmente os bombeiros falavam em até 45 desaparecidos. Às 17h desta terça-feira, a corporação atualizou os dados e confirmou que 33 pessoas permanecem desaparecidas. "O número de desaparecidos é bastante volátil. Estamos atualmente em um total de 33 desaparecidos. Esse número irá mudar no passar do dia", disse o tenente André Elias, que trabalha no Gabinete do Comandante do Corpo de Bombeiros.

Chuva

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, em 24h choveu mais de 100 mm em todas as nove cidades da Baixada Santista. Foram 300 mm no Guarujá, 222 milímetros em Santos e 187 mm em São Vicente. Segundo o Inmet, o normal esperado para o mês de março no Guarujá são 277 mm - ou seja, já choveu mais que o esperado para o mês na cidade.

O temporal começou na noite desta segunda-feira (2) e se estendeu durante toda a madrugada e manhã desta terça-feira (3). Moradores registraram alagamentos e ruas ficaram intransitáveis em toda a Baixada Santista. Passageiros de um ônibus mostraram o rápido aumento do nível da água no interior do veículo. Diversas linhas de ônibus e itinerários foram comprometidos pelo temporal.

Houve quedas de barreira nas rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni, Rio-Santos e Guarujá-Bertioga.

Desabrigados e desalojados

De acordo com a Defesa Civil do Estado, até a tarde desta terça-feira, havia 200 desabrigados em Guarujá e 7 em São Vicente. Também há 11 desalojados em São Vicente.

Comunicar erro

Comentários