OMS anuncia retomada de testes com hidroxicloroquina para covid-19

Por Pedro Ivo de Oliveira - Agência Brasil Após a análise de um estudo publicado pela revista médico-científica The Lancet, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da...

Por João Paulo Pereira em 03/06/2020 às 18:51:15

Por Pedro Ivo de Oliveira - Agência Brasil

Ap√≥s a an√°lise de um estudo publicado pela revista m√©dico-cient√≠fica The Lancet, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Sa√ļde (OMS), anunciou hoje (3) durante coletiva de imprensa que o grupo respons√°vel retomar√° os protocolos com a cloroquina e sua variante mais recente, a hidroxicloroquina. "Como voc√™s sabem, na √ļltima semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade [nome dado ao grupo de pesquisa que busca medicamentos eficazes contra o SARS-CoV-2] decidiu suspender o ramo de testes com hidroxicloroquina por preocupação no uso da droga. Essa foi uma decisão de precaução. Com base nos dados dispon√≠veis, os membros recomendaram que não h√° razões para suspender o protocolo de testes", afirmou Tedros. A suspensão durou 10 dias (o an√ļncio foi feito em 25 de maio). Os testes com a hidroxicloroquina serão retomados com 3.500 pacientes em 35 pa√≠ses, informou o diretor-geral. V√°rios especialistas do mundo inteiro j√° haviam se manifestado contra a metodologia de mineração de dados usada pela Surgisphere - empresa respons√°vel por coletar n√ļmeros para o estudo. "A OMS est√° comprometida em acelerar o desenvolvimento de terapias eficazes, vacinas e diagn√≥sticos [contra a covid-19] como parte do nosso compromisso em servir o mundo com ci√™ncia, resolução de problemas e solidariedade", complementou.

Remessa

A decisão vem logo em seguida ao an√ļncio da doação de 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil feita pelos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, tamb√©m enviou respiradores mec√Ęnicos.
Comunicar erro

Coment√°rios