Governo de Pernambuco reduz capacidade mĂĄxima de eventos para 150 pessoas

Gestão estadual anunciou tambĂ©m a prorrogação da proibição de shows e festas atĂ© o final do mĂȘs Blog do Nill JĂșnior O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de...

Por João Paulo Pereira em 07/01/2021 às 07:53:37

Gestão estadual anunciou tambĂ©m a prorrogação da proibição de shows e festas atĂ© o final do mĂȘs

Blog do Nill JĂșnior

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa online nesta quarta-feira (06), a decisão do ComitĂȘ de Enfrentamento à Covid-19 de reduzir, em todo o Estado, a capacidade do setor de eventos para no mĂĄximo 150 pessoas.

A medida tem como objetivo frear a disseminação do novo coronavĂ­rus.

Foi comunicada ainda a prorrogação da proibição de shows e festas atĂ© o final deste mĂȘs de janeiro. Estão vetadas festas de qualquer tipo, em restaurantes, barracas de praia, hotĂ©is ou outros estabelecimentos, com ou sem venda de ingressos.

O secretĂĄrio estadual de SaĂșde, AndrĂ© Longo, defendeu o respeito aos protocolos como Ășnica forma de evitar a transmissão do vĂ­rus. "Para que as atividades continuem funcionando sem colocar vidas em risco Ă© preciso seguir as normas que norteiam o Plano de ConvivĂȘncia, e que estão centradas no distanciamento, uso de mĂĄscara, higiene e monitoramento", argumentou Longo.

Segundo ele, neste momento hĂĄ mais de mil pacientes com suspeita da Covid-19 internados em leitos de UTI, pĂșblicos e privados, e a cada trĂȘs pacientes que desenvolvem quadros graves da doença, ao menos um acaba não resistindo. "É para não transmitir o vĂ­rus e provocar mortes que todos devemos reforçar os cuidados. O vĂ­rus pode ser silencioso e inofensivo para vocĂȘ, mas para alguĂ©m próximo pode ser fatal. Não vamos deixar que um verão de descuido interrompa a vida das pessoas que amamos", pontuou o secretĂĄrio de SaĂșde.

AndrĂ© Longo apontou uma tendĂȘncia de estabilidade e queda nos indicadores dos casos graves de sĂ­ndrome respiratória aguda grave em Pernambuco, quando comparados os dados das trĂȘs Ășltimas Semanas Epidemiológicas (SE). Na anĂĄlise da Ășltima SE 53, foram registrados 663 casos de SRAG, o que indica uma estabilidade em relação à SE 52, quando foram feitas 683 notificações; e uma redução de 20% em relação à SE 51, que teve 862 registros.

"Mesmo diante dos nĂșmeros, Ă© importante pontuar que continuamos monitorando e acompanhando os dados, pois tivemos dois feriados em sequĂȘncia, o que pode acarretar o acĂșmulo de notificações, alĂ©m da mudança de prefeitos, que tambĂ©m pode influenciar na alimentação dos sistemas de notificação", ponderou o secretĂĄrio. Em relação às solicitações por leitos de UTI para pacientes graves suspeitos ou confirmados para Covid-19, a Central de Regulação do Estado tambĂ©m mostrou um cenĂĄrio de estabilidade entre as SE 52 e 53, com uma sutil oscilação negativa de apenas 1%. Por outro lado, as solicitações por leitos de enfermaria, indicado para pacientes com quadros mais leves da doença, tiveram um aumento de 12%.

FISCALIZAÇÃO - O secretĂĄrio de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, anunciou novas medidas mais rigorosas que serão tomadas pelo Governo do Estado para combater e punir o desrespeito às normas do Plano de ConvivĂȘncia, e solicitou a colaboração da sociedade.

JĂĄ o secretĂĄrio executivo de Defesa Social, Humberto Freire, esclareceu que as ações das operativas (PM, Policia Civil e PolĂ­cia Militar) visam garantir que as medidas restritivas sejam cumpridas. "O descumprimento dessas medidas enseja a instauração de inquĂ©rito policial, como jĂĄ foi feito com algumas festas ilegais realizadas recentemente. Os promotores dessas festas podem responder processo por crime contra a SaĂșde PĂșblica", informou.

Comunicar erro

ComentĂĄrios