Morre Victor Moreira, figurinista da Paixão de Cristo de Nova JerusalĂ©m
Blog do Nill JĂșnior
Faleceu nesta terça-feira (19), aos 86 anos, o figurinista e cenĂłgrafo da Paixão de Cristo de Nova JerusalĂ©m, Victor Moreira, em consequĂȘncia da...
Blog do Nill JĂșniorFaleceu nesta terça-feira (19), aos 86 anos, o figurinista e cenĂłgrafo da Paixão de Cristo de Nova JerusalĂ©m, Victor Moreira, em consequĂȘncia da Covid-19. Seu corpo serĂĄ cremado na manhã desta quarta-feira (20).
Figurinista de destaque na sociedade pernambucana nas dĂ©cadas de 50 e 60, ele tambĂ©m atuou no jornalismo impresso especializado, sendo inclusive correspondente internacional de moda, e esteve à frente de programas na TV como entrevistador de celebridades.
Na cena teatral pernambucana, idealizou cenĂĄrios e figurinos premiados. Na Paixão de Cristo de Nova JerusalĂ©m, Victor Moreira teve uma participação destacada desde o princĂpio, quando o espetĂĄculo começou a ser realizado nas ruas do vilarejo de Fazenda Nova em 1954, a 180 quilĂŽmetros do Recife. Ele participou da criação dos projetos arquitetĂŽnicos dos cenĂĄrios monumentais da cidade-teatro e, ao longo dos anos, foi responsĂĄvel pela concepção do rico figurino da peça teatral.
Com uma forte ligação com PlĂnio e Diva Pacheco, os idealizadores e construtores da cidade-teatro de Nova JerusalĂ©m, onde a peça Ă© encenada hĂĄ mais de 50 anos, sua contribuição sempre foi alĂ©m da criação dos figurinos. Apesar da idade, Moreira ainda fazia parte da equipe da Paixão, prestando consultoria a estilista Marina Pacheco, neta de Diva e PlĂnio que coordena o figurino do espetĂĄculo.
"AlĂ©m de ter sido um grande incentivador e colaborador da Paixão de Cristo de Nova JerusalĂ©m, Victor Moreira foi sobretudo um grande amigo dos meus pais PlĂnio e Diva Pacheco e de toda a minha famĂlia. Seu carinho e sua magnĂfica capacidade artĂstica ficarão eternizados em nossos corações de forma inabalĂĄvel assim como as muralhas da Nova JerusalĂ©m. Todos nĂłs, que fazemos parte da Sociedade Teatral de Fazenda Nova temos a responsabilidade de manter vivo o legado de um grande apaixonado pelas artes", afirma Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova.