Chega ao Brasil lote de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19

Por Folhapress O Brasil recebeu nesta terça-feira (22) 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19. A chegada ao aeroporto de Guarulhos contou com a presença...

Por João Paulo Pereira em 22/06/2021 às 11:11:09
Por FolhapressO Brasil recebeu nesta terça-feira (22) 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19. A chegada ao aeroporto de Guarulhos contou com a presença do ministro da SaĂșde, Marcelo Queiroga. A chegada estava prevista para a Ășltima terça (14), mas o envio foi suspenso. AlĂ©m disso, a pasta havia divulgado que o paĂ­s receberia 3 milhões de doses. A expectativa, agora, Ă© que a entrega seja em etapas. Em março, o MinistĂ©rio da SaĂșde fechou um contrato para obter 38 milhões de doses de vacinas da Janssen, que precisa de apenas uma dose. A previsão inicial de entrega era de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro. A possibilidade de antecipar parte do envio foi anunciada nas Ășltimas semanas. O volume, porĂ©m, tinha data de vencimento em 27 de junho, o que gerou preocupação entre secretĂĄrios de saĂșde. Após anĂĄlise, a FDA, agĂȘncia que regula medicamentos nos Estados Unidos, ampliou o prazo para atĂ© 8 de agosto. Pedido semelhante para ampliar a validade foi feito pela empresa à Anvisa (AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria), que aprovou o pedido. Com isso, a nova data tambĂ©m passa a valer ao Brasil.
AtĂ© então, o prazo de validade da vacina, quando armazenada na temperatura de 2ÂșC a 8Âș C, era de trĂȘs meses. Agora, passa a ser de 4,5 meses. A Anvisa diz que a aprovação foi baseada em avaliação de estudos que demonstraram que a vacina tende a se manter estĂĄvel pelo perĂ­odo. Aponta ainda ter considerado a decisão recente da agĂȘncia norte-americana.
Comunicar erro

ComentĂĄrios