Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-BarrĂ© apĂłs vacinação

Por AgĂȘncia Brasil Casos raros de sĂ­ndrome de Guillain-BarrĂ© (SGB) apĂłs a vacinação contra covid-19 tĂȘm sido relatados em diversos paĂ­ses, inclusive no Brasil, alertou a...

Por João Paulo Pereira em 29/07/2021 às 12:27:52

Por AgĂȘncia Brasil

Casos raros de sĂ­ndrome de Guillain-BarrĂ© (SGB) apĂłs a vacinação contra covid-19 tĂȘm sido relatados em diversos paĂ­ses, inclusive no Brasil, alertou a AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa).Em um comunicado divulgado nessa quarta-feira (28), a Anvisa informa que, atĂ© o momento, recebeu 27 notificações de casos suspeitos de SGB apĂłs a imunização com a vacina da AstraZeneca, alĂ©m de trĂȘs casos com a vacina da Janssen e outros quatro com a CoronaVac, totalizando 34 registros. A Anvisa explica que a SGB Ă© um distĂșrbio neurolĂłgico autoimune raro, no qual o sistema imunolĂłgico danifica as cĂ©lulas nervosas. Os episĂłdios pĂłs-vacinação (eventos adversos) tambĂ©m são raros, mas jĂĄ conhecidos e relacionados a outras vacinas, como a da influenza (gripe). De acordo com a agĂȘncia, a maioria das pessoas se recupera totalmente do distĂșrbio. "O principal risco provocado pela sĂ­ndrome Ă© quando ocorre o acometimento dos mĂșsculos respiratĂłrios. Nesse Ășltimo caso, a SGB pode levar à morte, caso não sejam adotadas as medidas adequadas", alertou a agĂȘncia. "É importante destacar que a Anvisa mantĂ©m a recomendação pela continuidade da vacinação com todas as vacinas contra covid-19 aprovadas pela AgĂȘncia, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, atĂ© o momento, os benefĂ­cios das vacinas superam os riscos", ressaltou a agĂȘncia. Diante dos relatos de eventos adversos raros pĂłs-vacinação, a agĂȘncia solicitou que as empresas responsĂĄveis pela regularização das vacinas AstraZeneca, Janssen e CoronaVac incluam nas bulas dos respectivos produtos informações sobre o possĂ­vel risco de SGB.

Sinais e sintomas

Segundo a Anvisa, a maior parte dos pacientes percebe inicialmente a SGB pela sensação de dormĂȘncia ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pĂ©s e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços). Outra caracterĂ­stica, acrescenta a agĂȘncia, percebida em pelo menos 50% dos casos, Ă© a presença de dor neuropĂĄtica (provocada por lesão no sistema nervoso) lombar ou nas pernas. Fraqueza progressiva Ă© o sinal mais perceptĂ­vel, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço. A Anvisa destaca que pessoas vacinadas devem procurar atendimento mĂ©dico imediato se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB, que incluem, ainda, visão dupla ou dificuldade em mover os olhos, dificuldade de engolir, falar ou mastigar. "TambĂ©m devem ficar atentas a problemas de coordenação e instabilidade, dificuldade em caminhar, sensações de formigamento nas mãos e pĂ©s, fraqueza nos membros, tĂłrax ou rosto, alĂ©m de problemas com o controle da bexiga e função intestinal", acrescentou a agĂȘncia.

Notificação

A ocorrĂȘncia de SGB pĂłs-vacinação contra covid-19 deverĂĄ ser relatada à Anvisa. "É imprescindĂ­vel o cuidado na identificação do tipo de vacina suspeita de provocar o evento adverso, como nĂșmero de lote e fabricante", ressaltou a agĂȘncia. Profissionais de saĂșde e cidadãos podem notificar eventos adversos pelo e-SUS Notifica e pelo formulĂĄrio web do VigiMed. A Anvisa lembra que se o caso for de queixa tĂ©cnica ou de desvios de qualidade observados em vacinas, seringas, agulhas e outros produtos para saĂșde utilizados no processo de vacinação, as notificações devem ser feitas pelo Sistema de Notificações em VigilĂąncia SanitĂĄria.
Comunicar erro

ComentĂĄrios