Último brasileiro a ter poliomielite vacinou filho no Sertão da Paraíba

Por João Paulo Pereira em 26/09/2022 às 07:28:36

O paraibano Deivson Rodrigues Gonçalves, de 34 anos, é o último caso de poliomielite registrado no Brasil. Em 1989, ele ficou paralítico durante seis meses e, na época, só conseguia mover os olhos. Deivson conseguiu se recuperar e atualmente vive sem sequelas.

Pai, no ano passado ele começou a vacinar seu filho de quase dois anos contra a doença.

"É importantíssimo vacinar para evitar que o vírus volte", disse Deivson.

Ele enfatiza que a vacina da pólio tem eficácia comprovada, e chama atenção para a baixa adesão dos pais à campanha de vacinação. "Digo também aos pais que levem seus filhos à vacinação, que não deixem de vacinar". Quanto aos baixos índices de vacinação no Brasil, ele afirma que "não podemos baixar a guarda, que o vírus existe e pode voltar ao Brasil".

Engajado no combate a doença, Devison não perde a oportunidade de participar em campanhas de vacinação e de debates sobre pós-pólio. "Sempre quando tem uma campanha de vacinação, o pessoal da saúde entra em contato comigo e eu participo das atividades". Em 2017, ele participou do II Simpósio Internacional de Sobreviventes da Poliomielite, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Atualmente, ele vive uma vida saudável, sem sequelas, e atua como profissional de educação física em sua cidade natal, Sousa, no Sertão da Paraíba.

A doença, que é considerada oficialmente eliminada do território nacional, volta a preocupar. Devido à baixa taxa de vacinação, o Brasil é um dos oito países sul-americanos que apresentam alto risco de volta da poliomielite, segundo relatório divulgado pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) em 2021.

Comunicar erro

Comentários