Brasil cai nos pênaltis para a Croácia e dá adeus à Copa do Mundo nas quartas

Rodrygo e Marquinhos perderam cobranças. Na prorrogação, equipe de Tite levou empate no fim do segundo tempo

Por João Paulo Pereira em 09/12/2022 às 15:00:50
Derrota do Brasil para a Croácia na Copa do Qatar Jewel SAMAD / AFP

Derrota do Brasil para a Croácia na Copa do Qatar Jewel SAMAD / AFP

O Brasil viveu sexta-feira dramática e deu adeus à Copa do Mundo do Catar nos pênaltis contra a Croácia, após empate em 1 a 1 na prorrogação. Em jogo cozinhado pelos croatas, Neymar marcou já no tempo extra e Petkovic empatou. Na disputa por pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças. A Croácia, que não perdeu penalidades, garantiu a vitória por 4 a 2 e a vaga na semifinal, contra Argentina ou Holanda.

Foram dois momentos na prorrogação: a catarse e a decepção. Neymar brilhou em um golaço numa trama com Rodrygo e Paquetá na primeira etapa. Mas no fim do segundo tempo, os croatas encontraram um belo contra-ataque que terminou em finalização de Petkovic desviada em Marquinhos e que matou Alisson na jogada.

Herói nas penalidades contra o Japão, nas oitavas, o goleiro Livakovic esteve em grande noite no Catar. Fez boa defesa na melhor chance do Brasil com bola rolando no segundo tempo, em chute de Paquetá. Nos pênaltis, pegou cobrança de Rodrygo, que deixou a Croácia em vantagem logo no início da disputa.

No tempo regulamentar, a seleção viveu seu pior primeiro tempo nesta Copa. Levou sustos com possíveis lesões de Militão e Richarlison, mas os dois seguiram em campo. Mas o Brasil não conseguiu ficar com a bola: a Croácia tinha amplo domínio do meio, embora improdutivo.

No segundo tempo, Tite apostou na troca de seus dois pontas: entraram Antony e Rodrygo nos lugares de Raphinha e Vinicius Junior. Mas a populosa marcação croata segurou o ataque brasileiro, que desperdiçou as poucas boas oportunidades. Mesmo com a pressão, os croatas conseguiram levar o jogo à prorrogação.

Fonte: O Globo

Comunicar erro

Comentários