Após vencer nos pênaltis, Argentina é campeã da Copa do Mundo 2022

Por João Paulo Pereira em 18/12/2022 às 15:40:34
Messi, celebrando o título da Copa do Mundo com os companheiros - Foto: Adrian Dennis/AFP

Messi, celebrando o título da Copa do Mundo com os companheiros - Foto: Adrian Dennis/AFP

Num jogo que terminou com empatado, em 2x2 o tempo normal e 3x3 na prorrogação, Messi finalmente teve seu momento de deus e conseguiu erguer uma taça de Copa do Mundo pela Argentina. Na disputa de pênaltis, ficou 4x2, com todas as cobranças dos sul-americanos convertidas. Com a conquista, a Argentina agora é tricampeã mundial.

As cobranças de pênaltis foram iniciadas pela França, com Mbappé convertendo o primeiro. Na sequência, Messi também converteu. Coman, atacante francês perdeu a segunda cobrança, enquanto Dybala converteu e deixou a Albiceleste na vantagem. Tchouaméni perdeu também, e Paredes ampliou a vantagem. Kolo Muani converteu, mantendo a esperança francesa, mas Montiel fez o gol e pôs fim à Copa do Mundo, consagrando a Argentina campeã. A Argentina volta a levantar uma taça de Copa do Mundo após 36 anos. Os hermanos tinham sido campeões também em 1978 e 1986.

Primeiro tempo
Dois a zero, fora o baile. A impressão que ficou do primeiro tempo foi de um amplo domínio argentino ante os franceses. Perdida, a França não realizou nenhuma finalização ao longo dos 52 minutos iniciais, contando com os sete de acréscimo.

E os outros números da etapa inicial dão conta de confirmar a impressão. Lionel Messi e companhia dominaram a bola em 58% do tempo, contra 42% do grupo comandando por Didier Deschamps.

A França começou acuada, e o domínio sul-americano se consolidou quando, aos 24 minutos, Messi converteu o pênalti sofrido por Di María. E não demorou muito para que a seleção francesa fosse completamente envolvida pelo futebol avassalador da Argentina. Aos 35 minutos, Di María fez um golaço e caiu no choro.

Enquanto os europeus tentavam se defender, Didier Deschamps promoveu duas mudanças aos 40 minutos. Dembelé, que cometeu o pênalti em Di María, e Giroud saíram, e Kolo Muani e Thuram entraram.

Segundo tempo
A França entrou diferente no segundo tempo. Apesar de ainda cometer alguns dos mesmos erros de passe, que foram frequentes no primeiro tempo, parecia que os jogadores tinham mais vontade. Parece que, enfim, entenderam que se tratava de uma final de Copa do Mundo.

A Argentina manteve a estratégia inicial de "apavorar" os franceses, mas o domínio do primeiro tempo e a vantagem "boa" no placar, fez a Albiceleste permitir que a França controlasse mais a bola na segunda etapa. Somado a isso, os franceses aparentavam estar mais dispostos, enquanto os argentinos davam sinais de cansaço.

Mais do que trocar passes, a seleção francesa finalmente conseguiu fazer a primeira finalização da partida, aos 22 minutos do segundo tempo. E Mbappé, que estava sumido, fez sua primeira aparição na "zona de perigo" somente aos 25.

Assim como o primeiro gol argentino saiu em uma cobrança de pênalti, a reação francesa teve o mesmo roteiro. Aos 33 minutos, Otamendi derrubou Kolo Muani dentro da área. Mbappé foi para a cobrança e mandou no canto direito do goleiro Emiliano Martínez, que quase alcançou a bola.

E tem jogo! Era natural que a partida ficasse mais disputada com a diminuição da vantagem sul-americana. Mas nem o mais otimista dos franceses acreditava em uma reação tão rápida.

E por falar em rápido, Mbappé finalizou desse jeito, aos 36 minutos, em uma jogada que começou no meio-campo, quando Coman desarmou Messi. Na jogada combinada entre Mbappé e Thuram, Kylian bateu de primeira e deixou tudo igual.

Diferente mesmo ficou a disputa pela artilharia, já que com o segundo gol do francês, ele chegou a sete gols marcados e ultrapassou Messi, que tinha seis.

Fonte: Por Marjourie Corrêa - Folha de Pernambuco

Comunicar erro

Comentários