Morre Papa Emérito Bento XVI, aos 95 anos

Ex-pontífice da Igreja Católica teve uma piora em seu quadro de saúde nos últimos dias

Por João Paulo Pereira em 31/12/2022 às 13:12:52
Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos. - Foto: PATRICK HERTZOG/AFP

Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos. - Foto: PATRICK HERTZOG/AFP

O Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos. O ex-pontífice da Igreja Católica teve uma piora em seu quadro de saúde, que já era considerado delicado, nos últimos dias.

"É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível", escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.

Joseph Ratzinger estava sob supervisão constante dos médicos e, recentemente, recebeu a visita de seu sucessor Papa Francisco, que chegou a pedir orações para Bento XVI. Seu pontificado durou oito anos, de 2005 até 2013, sendo marcado por várias crises, incluindo as revelações sobre abusos sexuais de religiosos contra menores de idade em vários países.

No início de 2022, ele viu seu nome envolvido em um escândalo de pedofilia na Igreja da Alemanha. Ele saiu do silêncio para pedir perdão, mas afirmou que nunca protegeu nenhum pedófilo.

Sua renúncia, anunciada em latim em 11 de fevereiro de 2013, foi uma decisão pessoal motivada pela saúde debilitada, como ele próprio afirmou em um livro de memórias publicado em 2016.

Embora nunca tenha alcançado a popularidade do carismático antecessor João Paulo II, Bento XVI é uma figura muito respeitada no mundo católico.

O arcebispo de Canterbury, chefe espiritual da Igreja anglicana, descreveu o papa emérito Bento XVI, como "um dos maiores teólogos de seu tempo".

"O papa Bento XVI foi um dos maiores teólogos do seu tempo, apegado à fé da Igreja e fiel à sua defesa. Em tudo, e especialmente em seus escritos e pregações, olhava para Jesus Cristo, imagem do Deus invisível. Cristo era, claramente, a raiz de seu pensamento e o fundamento de sua oração", disse o arcebispo Justin Welby, em um comunicado.

Fonte: Portal Folha de Pernambuco

Comunicar erro

Comentários