Padre Airton Freire, da Fundação Terra, Ă© preso em Arcoverde

Ele estava suspenso das atividades religiosas desde o mĂȘs de maio por suspeita de envolvimento em crime de estupro.

Por João Paulo Pereira em 14/07/2023 às 12:33:06
Padre Airton Freire, em foto de arquivo ?- Foto: Fundação Terra/Divulgação

Padre Airton Freire, em foto de arquivo ?- Foto: Fundação Terra/Divulgação

O padre Airton Freire, da Fundação Terra, foi preso na manhã desta sexta-feira (14) em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Ele estava suspenso das atividades religiosas desde o mĂȘs de maio por suspeita de envolvimento em crime de estupro.

De acordo com a PolĂ­cia Civil, uma coletiva de imprensa serĂĄ realizada para divulgar mais detalhes sobre a prisão preventiva do criador da Fundação Terra. A personal stylist Silvia Tavares de Souza acusa o sacerdote de participar de um estupro sobre o qual denunciou ter sido vĂ­tima, em agosto de 2022.

No dia 31 de maio, ela foi ao PalĂĄcio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, para pedir a conclusão da investigação do caso.

O caso corre em segredo de Justiça e é investigado pelo Ministério PĂșblico de Pernambuco (MPPE) e pela PolĂ­cia Civil, que receberam a denĂșncia em novembro e dezembro de 2022, respectivamente. Na terça-feira (30), o padre foi suspenso pela Diocese de Pesqueira, no Agreste do estado (saiba mais abaixo).

O crime de estupro, segundo a mulher, foi praticado a mando do padre, por um motorista dele, chamado Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos. O padre Airton Freire nega as acusações.

Em nota, os advogados do padre afirmam que "surpreendeu a defesa do padre Airton Freire a decisão de decretar a prisão preventiva do sacerdote. O feito é totalmente contrĂĄrio às condições previstas em lei e serĂĄ tratado em habeas corpus a ser impetrado pela defesa. Importante lembrar que o padre, um homem de 67 anos, sofre sérias restrições de saĂșde (leia na Ă­ntegra abaixo)".

Nota da defesa de Padre Airton Freire

Surpreendeu a defesa do padre Airton Freire a decisão de decretar a prisão preventiva do sacerdote. O feito é totalmente contrĂĄrio às condições previstas em lei e serĂĄ tratado em habeas corpus a ser impetrado pela defesa. Importante lembrar que o padre, um homem de 67 anos, sofre sérias restrições de saĂșde.

A decisão ignora que o padre havia se afastado das funções eclesiĂĄsticas e da presidĂȘncia da Fundação Terra, onde desenvolve um trabalho social que atendeu milhares de pessoas nos Ășltimos 40 anos. Depois do afastamento, ficou isolado em sua residĂȘncia — que é fixa, onde ele pode ser encontrado a qualquer momento —, de forma a não interferir nas investigações. Apesar de todo o apoio que tem recebido de milhares de pessoas na internet e em manifestações pĂșblicas nas ruas de Arcoverde (PE), o padre jamais estimulou ou insuflou movimentos, de modo a não causar comoção social ou desordem pĂșblica. E mais: agiu de boa fé ao concordar em se apresentar espontaneamente à Justiça após a decretação da prisão, sem criar mecanismos de retardamento do cumprimento da ordem legal.

Acusação de estupro

Segundo SĂ­lvia Tavares, ela e o padre Airton tinham uma relação de proximidade. A personal stylist chamava ele de "padinho" e que ele a chamava de "minha princesa". SĂ­lvia Tavares disse que frequentava retiros espirituais organizados pelo padre desde 2019, na Fazenda Malhada, em Arcoverde, no Sertão do estado, e que participou de, pelo menos, 25 desses eventos religiosos.

Os dois teriam se conhecido quando ela buscou a ajuda dele para tratar uma depressão. SĂ­lvia contou que, durante um desses retiros, foi chamada pelo padre para ir a uma pequena casa isolada, a que a mulher se refere como "casinha", onde ficavam os aposentos do padre.

Cronologia do crime, segundo SĂ­lvia Tavares:

  • Em 17 de agosto de 2022, padre Airton mandou um ĂĄudio para SĂ­lvia, pedindo que ela fosse à "casinha" às 6h30 do dia seguinte.
  • O motorista Jailson levou a mulher para o local, onde o padre estava deitado de bruços, coberto com um lençol de seda.
  • Ele pediu uma massagem e, mesmo estranhando o pedido, a mulher fez, mas se assustou ao perceber que, sob o lençol, ele estava sem cueca. Ela, então, saiu da cama.
  • Em seguida, Jailson se aproximou da mulher com uma faca e a ameaçou. Enquanto se masturbava, o padre ordenou que ele a estuprasse.
  • Com o próprio celular, o padre tirou fotos da mulher e de Jailson nus, juntos. Depois, mandou que eles tomassem banho e acariciou os órgãos genitais do motorista.

Afastado das atividades religiosas

Desde o mĂȘs de maio, a Diocese de Pesqueira decidiu suspender o padre Airton Freire das atividades religiosas. O documento publicado no dia 30 de maio determinou que o sacerdote não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental por envolvimento no crime de estupro.

O documento assinado pelo bispo, Dom José Luiz Ferreira Salles, decreta que o padre Airton estĂĄ vedado do exercĂ­cio do ministério presbiteral, considerando as denĂșncias apresentadas por Silvia Tavares de "possĂ­vel cometimento de delitos tipificados pelo ordenamento da Igreja em seu desfavor pelo padre Airton Freire".

Comunicar erro

ComentĂĄrios