Morre Padre Ailton p√°roco da Par√≥quia de São Pedro entre 1997 e 2001

Por João Paulo Pereira em 07/12/2023 às 18:39:43

H√° menos de dois meses da morte do Padre Zé Viana falecido no dia 15 de outubro, morreu nesta quinta-feira (07), no estado de Roraima, o Padre José Ailton Costa, que assumiu a Paróquia de São Pedro em Itapetim, entre 1997 e 2001. A morte do religioso foi confirmada pela Diocese de Afogados da Ingazeira. Ele teve fal√™ncia de m√ļltiplos órgãos em decorr√™ncia do infarto sofrido na √ļltima segunda-feira (04).

O traslado do corpo para velório e sepultamento j√° est√° sendo providenciado. Antes do traslado, haver√° uma missa de corpo presente, nesta quinta, às 19 horas, na Igreja Santana, para despedida dos diocesanos de sua √°rea de atuação pastoral.

Quadro irreversível: o quadro já era dado como gravíssimo, com duas paradas cardíacas.

Padre Ailton atuava como P√°roco da Área Mission√°ria São Raimundo Nonato, na cidade de Boa Vista. Após uma confraternização dos mission√°rios e mission√°rias da Diocese, apresentou um mal-estar.

"Após o almoço, foi levado para a sua resid√™ncia pelos padres diocesanos. No decorrer da tarde passou mal e foi socorrido, levado para o Hospital Cosme Silva, no bairro Pintol√Ęndia. Foi prontamente atendido e diagnosticou-se um infarto".

Segundo a nota, pelas 18 horas sofreu uma parada card√≠aca, foi reanimado e entubado. "O Padre Josimar Lobo o acompanhou e lhe ministrou o sacramento da unção dos enfermos. Pelas 21h00 quando seu quadro estva estabilizado foi transferido para a UTI do Hospital Geral de Roraima (HGR)."

Segundo a nota, durante a noite ele teve uma segunda parada card√≠aca e a sua pressão arterial estavam sendo controladas com medicação. Seu estado era tido como grave e as not√≠cias seguintes indicavam piora acentuada.

Padre Ailton participou da posse de Diom Limac√™do Antonio da Silva, concelebrou na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios no domingo pela manhã e depois seguiu com Dom Evaristo de volta para Roraima.

História: Natural de Carna√≠ba, ele tem 60 anos e, além de Itapetim, j√° atuou em outras paróquias da Diocese, como Imaculada Conceição de Flores, São José do Belmonte e Sagrado Coração de Jesus em Tuparetama.

Nascido em 9 de março de 1963, foi ordenado em 3 de junho de 1995.

Em novembro do ano passado, foi designado por Dom Eg√≠dio Bisol para assumir o serviço mission√°rio à Diocese de Roraima, na periferia da cidade de Boa Vista, juntamente com o Padre Claudivan Siqueira Santos. Antes da missão a Roraima, foi respons√°vel pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em São José do Belmonte. Ainda foi P√°roco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama e na Paróquia de São Pedro, em Itapetim.

Em 2017, participou do ato contra a reforma trabalhista e da previd√™ncia com outros sacerdotes da Diocese. Também participou da Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia.

Foi not√≠cia em setembro de 2021, na festa da Penha, quando na homilia fez uma fala contra a pol√≠tica armamentista. "Eu fico, assim, abismado. A gente escuta cada barbaridade que deixa a gente com nojo de cristão postando armas, a arma nossa é a B√≠blia! é a palavra de Deus! me desculpem àqueles que vestem camisa com armas, seja de quem for a ideia, mas é péssimo. Não tem nada a ver com Nossa Senhora da Penha, não tem nada a ver com a Maria que a gente conhece, precisamos diante disso abrir nossos corações, mas abrir os olhos, que sejamos de verdade cristãos", alertou o religioso.

Fonte: Blog do Nill J√ļnior

Comunicar erro

Coment√°rios