Morre Padre Ailton pároco da Paróquia de São Pedro entre 1997 e 2001

Por João Paulo Pereira em 07/12/2023 às 18:39:43

Há menos de dois meses da morte do Padre Zé Viana falecido no dia 15 de outubro, morreu nesta quinta-feira (07), no estado de Roraima, o Padre José Ailton Costa, que assumiu a Paróquia de São Pedro em Itapetim, entre 1997 e 2001. A morte do religioso foi confirmada pela Diocese de Afogados da Ingazeira. Ele teve falência de múltiplos órgãos em decorrência do infarto sofrido na última segunda-feira (04).

O traslado do corpo para velório e sepultamento já está sendo providenciado. Antes do traslado, haverá uma missa de corpo presente, nesta quinta, às 19 horas, na Igreja Santana, para despedida dos diocesanos de sua área de atuação pastoral.

Quadro irreversível: o quadro já era dado como gravíssimo, com duas paradas cardíacas.

Padre Ailton atuava como Pároco da Área Missionária São Raimundo Nonato, na cidade de Boa Vista. Após uma confraternização dos missionários e missionárias da Diocese, apresentou um mal-estar.

"Após o almoço, foi levado para a sua residência pelos padres diocesanos. No decorrer da tarde passou mal e foi socorrido, levado para o Hospital Cosme Silva, no bairro Pintolândia. Foi prontamente atendido e diagnosticou-se um infarto".

Segundo a nota, pelas 18 horas sofreu uma parada cardíaca, foi reanimado e entubado. "O Padre Josimar Lobo o acompanhou e lhe ministrou o sacramento da unção dos enfermos. Pelas 21h00 quando seu quadro estva estabilizado foi transferido para a UTI do Hospital Geral de Roraima (HGR)."

Segundo a nota, durante a noite ele teve uma segunda parada cardíaca e a sua pressão arterial estavam sendo controladas com medicação. Seu estado era tido como grave e as notícias seguintes indicavam piora acentuada.

Padre Ailton participou da posse de Diom Limacêdo Antonio da Silva, concelebrou na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios no domingo pela manhã e depois seguiu com Dom Evaristo de volta para Roraima.

História: Natural de Carnaíba, ele tem 60 anos e, além de Itapetim, já atuou em outras paróquias da Diocese, como Imaculada Conceição de Flores, São José do Belmonte e Sagrado Coração de Jesus em Tuparetama.

Nascido em 9 de março de 1963, foi ordenado em 3 de junho de 1995.

Em novembro do ano passado, foi designado por Dom Egídio Bisol para assumir o serviço missionário à Diocese de Roraima, na periferia da cidade de Boa Vista, juntamente com o Padre Claudivan Siqueira Santos. Antes da missão a Roraima, foi responsável pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em São José do Belmonte. Ainda foi Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama e na Paróquia de São Pedro, em Itapetim.

Em 2017, participou do ato contra a reforma trabalhista e da previdência com outros sacerdotes da Diocese. Também participou da Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia.

Foi notícia em setembro de 2021, na festa da Penha, quando na homilia fez uma fala contra a política armamentista. "Eu fico, assim, abismado. A gente escuta cada barbaridade que deixa a gente com nojo de cristão postando armas, a arma nossa é a Bíblia! é a palavra de Deus! me desculpem àqueles que vestem camisa com armas, seja de quem for a ideia, mas é péssimo. Não tem nada a ver com Nossa Senhora da Penha, não tem nada a ver com a Maria que a gente conhece, precisamos diante disso abrir nossos corações, mas abrir os olhos, que sejamos de verdade cristãos", alertou o religioso.

Fonte: Blog do Nill Júnior

Comunicar erro

Comentários

Acompanhantes