Pajeú registra 82 assassinatos em 2023; Serra Talhada e São José do Egito lideram estatísticas

Por João Paulo Pereira em 17/01/2024 às 11:01:22

A 20ª Área Integrada de Segurança com sede em Afogados da Ingazeira, composta por 12 dos 17 municípios do Pajeú, teve um aumento de 20% no número de crimes violentos letais intencionais em 2023, comparado ao ano anterior, totalizando 48 mortes em relação às 40 registradas no ano passado.

Segundo um levantamento do Blog do Erbi, pelo segundo ano consecutivo, São José do Egito liderou em número de homicídios na AIS 20, estabelecendo um recorde na série histórica registrada pela SDS desde 2004, com 15 homicídios ao longo do ano. A cidade ficou atrás apenas de Serra Talhada, que registrou 21 mortes no mesmo período, apesar de ter uma população três vezes menor que a Capital do Xaxado.

Outras oito cidades do Pajeú também testemunharam ocorrências de assassinatos: Itapetim, com 9; Tabira, com 7; Carnaíba, com 6; Iguaracy, com 4; Afogados, com 3; Santa Terezinha, com 2; Tuparetama e Brejinho, cada uma com um homicídio.

Destacando-se pelo quarto ano consecutivo, Ingazeira e, pelo segundo ano seguido, Quixaba, não registraram crimes violentos em seus territórios. Solidão também se destacou ao não ter nenhum registro de mortes em 2023, tornando-se as únicas cidades da Área Integrada de Segurança e do Pajeú a não terem assassinatos durante o ano.

Na Área Integrada de Segurança (AIS 21), Serra Talhada registrou 21 assassinatos, Flores contabilizou 5 mortes, Calumbi com 3 óbitos, 2 mortes em Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo 3 homicídios.

Ao todo foram registrados na região do Pajeú 82 assassinatos em 2023.

Fonte: O levantamento é do Blog do Erbi, com informações adicionais do Blog do Marcello Patriota

Comunicar erro

Comentários

Acompanhantes Universitarias