Quais são os próximos feriados de 2024? Veja o calend√°rio nacional

Depois do Carnaval, que foi ponto facultativo, a próxima folga prolongada no pa√≠s √© no fim de março, com a Paixão de Cristo.

Por João Paulo Pereira em 14/02/2024 às 09:09:38
Veja o calendário nacional de feriados e pontos facultativos ¬- Foto: Yara Ramalho/g1 RR

Veja o calendário nacional de feriados e pontos facultativos ÔŅĹ- Foto: Yara Ramalho/g1 RR

Após quatro dias de folia para boa parte do pa√≠s, o Carnaval chegou ao fim, mas j√° tem muita gente de olho nos feriados que v√™m a seguir.

A próxima folga prolongada, de acordo com o calend√°rio do governo federal, é no fim de março. A Paixão de Cristo vai cair numa sexta-feira, dia 29, garantindo um fim de semana estendido para muitos trabalhadores.

Apesar disso, 2024 ter√° poucos "feriadões" prolongados. Após a Paixão de Cristo, somente o feriado da Proclamação da Rep√ļblica, em novembro, vai ser vizinho de um fim de semana.

Ao todo, sete feriados cairão em fins de semana (Tiradentes, Independ√™ncia do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Dia do Trabalho, Consci√™ncia Negra e Natal).

E, só lembrando: o Carnaval não é feriado. O per√≠odo entre os dias 12 e 14 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), até as 14h, é considerado ponto facultativo pelo governo federal.

No entanto, estados e munic√≠pios poderiam regulamentar o feriado, se assim desejassem, e trabalhadores também tinham a possibilidade de fazer acordos com os patrões para garantir a folga.

2024 ter√° menos feriados nacionais em dias √ļteis — Foto: g1

Vale lembrar ainda que, neste ano, o Dia da Consci√™ncia Negra (20 de novembro) passou a ser um feriado nacional. A decisão foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula.

Antes, a data não fazia parte do calend√°rio nacional e nem era considerada ponto facultativo nacional. A folga dependia de lei municipal ou estadual.

Ponto facultativos e feriados locais

Além dos feriados nacionais, o calend√°rio acima mostra os oito pontos facultativos, que serão cumpridos pelos órgãos e entidades da administração p√ļblica federal.

As autoridades municipais e estaduais também podem determinar em lei que pontos facultativos nacionais, como Corpus Christi, sejam feriados locais. Assim, quem tiver direito a descansar nesse per√≠odo ter√° um feriado prolongados a mais em 2024.

Outras datas comemorativas em estados e munic√≠pios poderão ser inclu√≠das localmente. Porém, a portaria estabelece que serviços essenciais não serão prejudicados pelas datas.

Fonte: Por g1

Comunicar erro

Coment√°rios