MĂ­sseis superaram Domo de Ferro de Israel, diz agĂȘncia do Irã; VÍDEO

.

Por Edvaldo Campos em 14/04/2024 às 00:24:20
Neste sábado (13), forças iranianas lançaram mais de 200 drones e mísseis (balísticos e de cruzeiro) em direção ao território israelense. Sistema de defesa antimíssil é um dos mais avançados do mundo. Mísseis do Irã ultrapassaram Domo de Ferro, diz agência iraniana

A agência estatal do Irã afirmou que mísseis lançados pelo país neste sábado (13) ultrapassaram o Domo de Ferro, como é conhecido o "escudo" antimíssil de Israel (veja mais no vídeo acima). O sistema de defesa é considerado um dos mais avançados do mundo.

Em operação desde 2011, o "Iron Dome" conta com diversos instrumentos de monitoramento (como radares) capazes de identificar ataques inimigos. Segundo o Ministério da Defesa de Israel, o Domo de Ferro consegue interceptar cerca de 90% dos ataques inimigos.

No ataque deste sábado, as forças iranianas lançaram mais de 200 drones e mísseis (balísticos e de cruzeiro) em direção ao território israelense. No caminho, parte deles foi derrubada por aeronaves de Israel, dos EUA, do Reino Unido e da Jordânia. Perto das 20h, as primeiras explosões e sirenes de aviso foram ouvidas em Jerusalém.

O serviço nacional de emergência médica israelense informou que uma menina de 10 anos ficou gravemente ferida, no deserto de Negev, por estilhaços de um artefato para interceptar drones. Um centro militar foi atingido, sem maiores prejuízos.

Às 19h, ainda antes de os artefatos chegarem a Israel, a missão do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a investida militar estava encerrada, referindo-se a ela com uma "ação legítima" e uma resposta ao bombardeio de Israel que, em 1Âș de abril, atingiu o consulado iraniano na Síria, matando o comandante da Guarda Revolucionária Iraniana, Mohammad Reza Zahedi.

Na ocasião, o Irã ameaçou retaliação.

Veja, no vídeo e no infográfico abaixo, mais sobre o Domo de Ferro:

Entenda como funciona o "domo de ferro" de Israel

Como funciona o Domo de Ferro

Arte/g1

Fonte: G1

Comunicar erro

ComentĂĄrios